Nesta quarta-feira (17), o Museu Alfredo Andersen (MAA) abre três novas mostras: Alumiar, As múltiplas faces de Ana e Forma Formante. As exposições permanecem em cartaz até o dia 2 de julho, com exceção da primeira, que encerra dia 18 de junho. A entrada é gratuita.

Em Alumiar, Adriana Brzezinska utiliza três diferentes linguagens para compor sua mostra: a fotografia, a colagem e a pintura. As obras têm como temática paisagens, focando na impressão da luz e como ela se relaciona com o cenário. As fotografias foram feitas com câmeras analógicas e digitais. Na colagem são utilizados arquivos digitais e outros materiais, tais como a ureia, vermiculita, água e tinta.

Na exposição As múltiplas faces de Ana busca-se traçar um panorama da construção da imagem de Ana Oliveira, esposa de Alfredo Andersen, que era descendente de índios Guarani e foi retratada pelo marido de indígena a europeia. Esta mostra integra a 15ª Semana Nacional de Museus, que acontece de 15 a 21 de maio em todo o Brasil e é realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). O tema proposto para este ano é Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus.

Já a exposição de José Tazza, Forma Formante apresenta pinturas não figurativas, que destacam a importância do gestual e da intuição no processo criativo e compositivo do artista.


Serviço
O quê: Abertura de três exposições no Museu Alfredo Andersen
Quando: Dia 17 de maio de 2017 às 18h
Terça a sexta-feira, das 9h às 18h
Sábado, domingo e feriado das 10h às 16h
Entrada gratuita
Quanto: Museu Alfredo Andersen
Onde: Rua Mateus Leme, 336. Curitiba-PR
41 3222-8262 | 41 3323-5148
www.maa.pr.gov.br | [email protected]
Fonte: SEEC