O artista plástico e escritor paranaense Luiz Arthur Montes Ribeiro celebra sua trajetória artística com a retrospectiva 27 Anos de Artes Visuais – Luiz Arthur Montes Ribeiro, que reunirá 80 trabalhos. São pinturas em óleo e acrílica, nanquim, aquarelas, desenhos, objetos e instalações selecionados pelo próprio artista para contar a sua história.

A exposição fica aberta a visitação na Sala Brasil, do Memorial de Curitiba, até 9 de julho. Entre os trabalhos que serão expostos estão obras do acervo pessoal de Montes Ribeiro, que trará também peças de colecionadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.

Suas criações, explica, nascem na escrita. Tudo tem verso, os títulos são literários. Existe, efetivamente, uma conversa entre o literário e o visual, que se fundem para que surja a obra, pontua ele. O mar também sempre foi muito presente em seu trabalho, mesmo antes das temporadas em Itapoá, litoral de Santa Catarina, e Guaratuba, litoral do Paraná. Neste período, entre 2007 e 2015, criou muito. O tempo era aquele. Com a disponibilidade de estar em frente ao mar, você transcende no seu ser buscando a felicidade. E isso faz com que se renove a criatividade, comenta Luiz Arthur ressaltando a importância de exercitar a criatividade. Dissocio o dom, que é divino e todos trazem em si, da criatividade, que exige ser alimentada e instigada.

Fez seus primeiros desenhos aos 13 anos, quando ainda morava em sua cidade natal, Ponta Grossa. A escrita já era sua maior companheira. Com o passar do tempo comecei a escrever poesias como forma de expressar o meu amor por alguém, pela vida, pela natureza e pelo mundo em que vivo, diz o autor de nove livros.

Serviço:
O que: Exposição 27 Anos de artes visuais – Luiz Arthur Montes Ribeiro.
Quando: Até 9 de julho, De terça a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 18h. Sábados e domingos das 9h às 15h.
Onde: Memorial de Curitiba – Sala Brasil – 3.º andar (Rua Claudino dos Santos, 79)
Informações: Instituto Montes Ribeiro (3044-0234) – Fundação Cultural de Curitiba (3321-3313) ou 9920-7349.