O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, comunicou na manhã deste domingo (28), no concerto comemorativo aos 32 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), a abertura do processo seletivo simplificado para contratação de músicos e bailarinos para compor o quadro funcional do PALCOPARANÁ. Por meio de contrato de gestão, assinado com o Governo do Estado, o PALCOPARANÁ colaborará com o Centro Cultural Teatro Guaíra, dando continuidade nas programações artísticas do Balé Teatro Guaíra e da Orquestra Sinfônica do Paraná.

É com muito orgulho e satisfação que anunciamos a abertura do processo de contratação dos músicos e bailarinos neste momento de celebração da Orquestra Sinfônica do Paraná. Passamos por momentos difíceis nos últimos meses, mas, após intenso trabalho da equipe do PALCOPARANÁ e do Teatro Guaíra conseguimos lançar este edital, que garante a continuidade dos corpos artísticos da maneira correta e de acordo com a legislação, disse o secretário de estado da Cultura, João Luiz Fiani.

Para a diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG), Monica Richbieter, o lançamento do edital é uma conquista da gestão. “Eu espero que tudo corra bem e estou muito feliz que nós conseguimos lançar este edital, depois de um processo muito complexo”.

A diretora-presidente do PALCOPARANÁ, Nicole Barão Raffs de Medeiros, afirmou que o mais importante neste processo é garantir a realização das atividades dirigidas à produção de espetáculos e concertos, o que será realidade no Estado do Paraná.

Serão dois processos seletivos distintos, um para a contratação de músicos e outro para o provimento de bailarinos. O período de inscrições começa nesta segunda-feira (29/5) e segue até o dia 26 de junho de 2017. Para conferir os editais completos e fazer a inscrição, os interessados devem acessar o site www.fundatec.org.br.

Músicos

São 31 vagas para os cargos de músicos, de preenchimento imediato, e mais 93 vagas para compor cadastro de reserva. Os candidatos selecionados estarão sujeitos ao Regime Celetista de contratação.

As provas serão práticas, por meio de audições que acontecerão em Curitiba – PR.

Há vagas para Clarinete e Requinta, Contrabaixo, Contrafagote e Fagote, Corne Inglês e Oboé, Fagote, Flauta, Oboé, Percussão, Tímpano, Trombone Baixo, Trompa Alta, Trompa Baixa, Trompete, Viola, Violino e Violoncelo.

Bailarinos

São 23 vagas para o cargo de bailarinos e bailarinas, de preenchimento imediato, e mais 10 vagas para compor cadastro de reserva.

Os candidatos selecionados estarão sujeitos ao Regime Celetista de contratação. As provas serão práticas, por meio de audições, e acontecerão em Curitiba – PR.

Para concorrer a uma vaga, músico ou bailarino precisa ser brasileiro nato ou naturalizado; se estrangeiro, estar em situação regular no Brasil; possuir idade mínima de 18 anos completos até a data da contratação; possuir Ensino Médio completo em instituição de ensino reconhecida pelo MEC ou título estrangeiro equivalente; possuir passaporte válido no ato da contratação; disponibilidade para viagens nacionais e internacionais, trabalhar fins de semana e feriados, e se necessário, compensar horas; conhecer e estar de acordo com as normas do Edital.

O candidato à vaga de bailarino deve possuir também registro na Delegacia Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho e emprego (DRT) na função bailarino até a data da contratação.

PALCOPARANÁ

O Serviço Social Autônomo (SSA) PALCOPARANÁ foi instituído pela Lei nº 18.381/2014 no dia 17 de dezembro de 2014 com a finalidade de desenvolver e fomentar atividades dirigidas à produção de espetáculos, bem como a prestação de serviços relacionados às expressões artísticas e culturais. O contrato de gestão entre o Governo do Paraná e o SSA foi assinado em 5 de dezembro de 2016, dando início às atividades da instituição.

Histórico

O último processo seletivo simplificado do Teatro Guaíra aconteceu em 1991. A defasagem no número de servidores, em virtude de aposentadorias ocorridas ao longo dos anos, obrigou o CCTG a contratar os músicos via cachê artístico, até que, em 2002, esta prática foi proibida pelo Tribunal de Contas do Paraná.

A fim de resolver a situação, em 2003 foram criados pela Lei 14.054/2003, 81 cargos comissionados de natureza artística, destinados aos corpos artísticos do Centro Cultural Teatro Guaíra. Em 2012, o Ministério Público do Paraná, questionou a constitucionalidade desta lei que, de fato, foi declarada inconstitucional pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça em 05/12/2016, determinando a extinção dos cargos em comissão para 04/03/2017.

A medida comprometeu a manutenção dos corpos artísticos – Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná – e o PALCOPARANÁ foi criado com o objetivo de resolver este problema. O lançamento destes editais é a concretização dos esforços empregados para a regularização dos profissionais da Orquestra e do Balé do Teatro Guaíra.