A Semana Nacional dos Orgânicos, que começa nesta terça-feira (30) e segue até o domingo (4), terá algumas ações em Curitiba para divulgar os produtos. Atualmente, o Paraná é o maior produtor de alimentos orgânicos do País e o segundo Estado brasileiro com o maior número de propriedades certificadas para a produção de orgânicos.

Ao longo desta semana, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento realiza ações para marcar a data. O Mercado Municipal e a Feira Orgânica do Passeio Público, vão concentrar as ações programadas pela Prefeitura.

Além da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, a Semana Nacional de Orgânicos é organizada pela Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme). Também apoiam a programação entidades como a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Associação de Consumidores de Orgânicos do Paraná (Acopa).

Nesta terça, tem início a participação da Unidade Móvel da Secretaria na Feira Orgânica do Setor de Agrárias da UFPR. No local, a partir das 9 horas, a nutricionista Joice Ruthes ensinará a preparar sucos e também orientará sobre a correta higienização dos alimentos. No Mercado Municipal, a programação começa amanhã, com visitas guiadas pelo Setor de Orgânicos que reúne 22 boxes e bancas, com ampla oferta de produtos livres de agrotóxicos e aditivos químicos.

Líder

No ano passado, o Paraná atingiu o topo entre os estados produtores de alimentos orgânicos. O Estado tem uma produção de 130 mil toneladas de alimentos por ano, segundo o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
Também é o segundo Estado brasileiro com o maior número de propriedades certificadas para a produção de orgânicos. São 1.966 propriedades, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atrás apenas do Rio Grande do Sul. Mas, contando as propriedades não certificadas, estima-se que sejam quase 5 mil produtores de orgânicos no Paraná.

Programação

Na Feira Orgânica do Passeio Público haverá, no sábado (3), passeios guiados, a partir das 9h30, e uma oficina de Horta Caseira, às 10h30. A ação vai terminar no domingo, com visitas guiadas a propriedades orgânicas da Grande Curitiba, com saída a partir das 7h30, do Mercado Municipal. Para esse passeio, que custa R$ 70, as inscrições deverão ser feitas no sábado no Passeio Público.