Campo Largo agora conta com uma nova secretaria em sua estrutura organizacional: a Secretaria Municipal de Ordem Pública, órgão responsável pela manutenção da ordem urbana e da segurança pública, que trabalha, principalmente, de forma preventiva.

Existe no Município regulamentação específica quanto às condutas de vida urbana, que devem ser seguidas por moradores e visitantes de forma ordenada, com vistas à proteção contra o aumento da criminalidade, e com vistas à transformação do Município em uma localidade limpa, organizada e aconchegante, conforme o código de posturas do município.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública foi muito estruturada em três secretarias adjuntas, as quais cuidam de aspectos específicos de atendimento ao cidadão, defesa social e relações comunitárias, que inclui o Procon, ouvidoria, Central de Luto, cemitérios, trânsito, guarda e infraestrutura do transporte público.
A nova secretaria também tem o objetivo de formular, planejar e executar políticas municipais para a prevenção e combate à violência, agindo de forma integrada e articulada às demais Secretaria Municipais da Prefeitura de Campo Largo.