Em protesto a liberação dos aplicativos de transporte de carros particulares Uber e Cabify em Curitiba, o taxista Nereu da Silva, que atua na praça há 19 anos, se acorrentou ao viaduto da Avenida das Torres, no Uberaba. A medida foi tomada nesta manhã de quarta-feira, 26, para chamar a atenção do prefeito Rafael Greca para a situação da classe, de acordo com o próprio taxista.

Em nota Greca declarou que tem “mantido um diálogo permanente com as lideranças dos taxistas. Tanto que recebi um grupo aqui na Prefeitura há menos de 15 dias e converso com eles frequentemente pelo whatsapp. O diálogo está aberto e será mantido. Vou receber os taxistas sempre que os encontros forem agendados.”

A via é o principal  acesso entre Curitiba e São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba,  e é passagem obrigatória de quem se desloca do Aeroporto Internacional Afonso Pena ao Centro de Curitiba.  O taxista está acompanhado por uma faixa onde afirma que “demoraram mais de trinta anos para licitar 750 placas de táxi e do dia para a noite o prefeito decreta que mais de 8000 carros estão liberados para fazer transporte em Curitiba”. 

A UTC- Associação União dos Taxistas de Curitiba publicou uma nota em uma rede social afirmando que o ato é isolado e de total responsabilidade do taxista, chamado Nereu. Apesar disso, esclarece que a atitude do taxista representa o pensamento da categoria. 

Veja a nota na íntegra:

“Taxista acorrentado”
A UTC – ASSOCIAÇÃO UNIÃO DOS TAXISTAS DE CURITIBA, esclarece que o senhor Nereu de forma espontânea decidiu se acorrentar em ato que demonstra o desespero não só dele mas de toda a categoria de taxistas da nossa capital.
O senhor Nereu hoje simboliza a situação do taxista após o decreto que do dia para a noite criou a falsa legalidade nos apps de transporte com carros particulares.
Duas frases marcantes do senhor Nereu que cabem reflexão por toda a população e principalmente para o poder público e imprensa:
“tenho amigos que estão passando necessidades, estão sem comida na mesa”
“demoraram mais de trinta anos para licitar 750 placas de táxi e do dia para a noite o prefeito decreta que mais de 8000 carros estão liberados para fazer transporte em Curitiba”.
Este é o pensamento de todos os taxistas, amigos e familiares.
Diretoria UTC