SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Alunos da rede pública dos municípios de Beberibe, Pindoretama e Cascavel [a cerca de 80 km ao norte de Fortaleza, capital do Ceará], terão, entre os dias 15 e 17 de agosto, oficinas gratuitas de educação ambiental, arte e cultura.
O evento é parte do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE), realizado pelo Instituto Brasil Solidário e espera receber a presença de 300 pessoas, entre alunos, educadores e familiares.
A escola Desembargador Pedro de Queiroz, em Beberibe, receberá um estúdio de fotografia, com iluminação e figurinos, um espaço para produção de jornais escolares, com aulas de texto e técnicas de diagramação, teatros de marionetes e aulas de xilogravura e pintura.
Além dos trabalhos em sala, os alunos farão uma visita a comunidade para entender as necessidades locais e desenvolver uma história em quadrinhos, que será pintada nos muros da escola.
A ideia é que os professores continuem produzindo em suas aulas o que foi apresentado nas oficinas para melhorar os índices locais, como o IDEB, que mede o desenvolvimento da educação básica.
“Estamos vendo a escola trabalhar com autonomia os projetos. Esperamos que os alunos e professores sejam protagonistas e queiram dar continuidade as atividades dentro do currículo escolar”, diz Luis Salvatore, presidente do Instituto Brasil Solidário e vencedor do Prêmio Empreendedor Social em 2015 na categoria Escolha do Leitor.

Programa de Desenvolvimento da Educação
Escola Municipal Desembargador Pedro de Queiroz – Rua José Bessa, 561, Centro, Beberibe, CE.
15 a 17 de agosto.
8h às 18h.
GRÁTIS