Dias 16 e 17 de agosto, no auditório II da Fiep, o evento Seminário Embalagem e Sustentabilidade vai reunir convidados, no Jardim Botânico, em Curitiba. O primeiro dia será dividido em painéis de discussão e os especialistas destacam temas como o comportamento da indústria, a função do consumidor, projetos de embalagens sustentáveis e os impactos ao meio ambiente.

No portal do Ministério do Meio Ambiente foi divulgada uma pesquisa que constatou dados alarmantes, dos quais plásticos, papel, papelão, papel metalizado, vidro e metal são responsáveis por cerca de 40% dos resíduos gerados em domicílios. Destes, a maioria são embalagens. Grande parte desses resíduos, ou seja, mais de 80% dos plásticos consumidos no país, no lugar de reutilizados, acabam em aterros sanitários, lixões, parques, lagos, rios, mares por décadas gerando impactos negativos ao meio ambiente.

É realmente necessário adotarmos medidas sustentáveis na indústria ou empresa? A compra de produtos sustentáveis atinge algum fator econômico no ramo empresarial? Esses temas serão debatidos pelo coordenador de Compras Sustentáveis da Itaipu Binacional, Adriano Hamerschmidt. A sustentabilidade na cadeia de suprimentos tem sido um positivo desafio para qualquer empresa, especialmente para a empresa focal, a quem cabe ser a protagonista da difusão do tema e da adoção de práticas sustentáveis por parte de seus fornecedores, salienta Hamerschmidt.

Com o aumento da demanda nas indústrias de embalagens e de alimentos, esse cenário promove na atualidade um volume de resíduos desproporcional à capacidade de um gerenciamento que possa ser considerado eficiente em termos de sustentabilidade (ambiental, sócio-ética, econômica e política). O Design para Sustentabilidade propõe o alcance de uma descontinuidade dos padrões vigentes de produção e consumo, considerado como essencial para se definir novas estratégias e atingir transformações com resultados mais promissores, esclarece a doutora em Design e pesquisadora da UFPR na área de embalagens, Dulce Albach.

A inovação em embalagens sustentáveis também será um destaque no simpósio que traz algumas indagações. Como a academia e as empresas podem trabalhar juntas para que a inovação com sustentabilidade possa ser alcançada pelas empresas ligadas ao mercado de embalagens? Para o doutor em Design e pesquisador da Universidade Estadual de Londrina, Claudio Sampaio, esta e outras questões serão levantadas durante o evento. No decorrer dos últimos cinco anos como pesquisador, tenho dedicado meus esforços para tentar compreender e propor estratégias que possibilitem a integração efetiva entre inovação e sustentabilidade, tendo o design como elemento estratégico e integrador destas duas dimensões, complementa o pesquisador.

Programação de quarta-feira (16)
9h – Projeto Ecos Sustentabilidade – está programada para abertura do evento a palestra do vice-presidente da Fecomécio, Paulo Nauiack, com apresentação do Projeto Ecos de Sustentabilidade para o sistema Fecomércio – PR.

10h30 – Sustentabilidade na cadeia de fornecedores: será tema do segundo painel, onde serão debatidos entre os palestrantes, os métodos, estratégias, ferramentas e resultados relativos ao envolvimento da cadeia de fornecedores na sustentabilidade empresarial. Conta com a participação dos seguintes palestrantes: Dulce Albach UFPR, Adriano Hamerschmidt da Itaipu Binacional e Paulo Jordão da Palefix.

​14h – ​Projeto de Embalagens Sustentáveis: Vai abordar formas de reciclagem previstas em projetos das embalagens, assim como a influência da reciclagem na adequação desses projetos de diferentes produtos. Neste painel serão comentadas e debatidas formas de reciclagem, previstas nos projetos de embalagens, assim como a adequação de seus projetos. Os palestrantes convidados são: Claudio Sampaio, da UEL, Teddy Lalande, da Bemis e Marcos Iorio, da Avery Dennison

​15h30 – ​Reciclagem de Embalagens: Trata-se no envolvimento do consumidor, no ciclo de vida e as formas de conscientizá-los ao bom uso das embalagens. Os palestrantes são: Vinicio Bruni, Secretaria do Estado do Meio Ambiente, Claudio Sampaio, da UEL e Anderson Sakuma, da Geo Energetica.

Programação quinta-feira (17)
Os palestrantes apresentam cases de sucesso:

09h – Os impacto de boas práticas na cadeia logística, com o representante da Palefix, Paulo Jordão.

10h30 – Embalagem & Meio Ambiente: desmitificando com ciência, fatos e dados, com o gerente de sustentabilidade da Bemis, Teddy Lalande.

11h – Reconsideração de Paradigmas no Setor de Embalagens de Alimentos por meio do Design, com a doutora e pesquisado da UFPR, Dulce Albach.

14h – Embalagens Laminadas: Reciclando um problema e transformando em oportunidade, com o CEO da Geo Energética, Anderson Sakuma.

15h – Sustentabilidade em Embalagens: Caminhos possíveis pelo Design, com o doutor e pesquisador pela Universidade Estadual de Londrina, Claudio Sampaio.

Informações:
Local: Auditório II da Fiep
Data: 16 e 17 de agosto
Endereço: Rua Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico – Curitiba – PR
CEP: 80215 -090
Telefone: 41 3254 3734
E-mail: [email protected]

Link para inscrições: http://unilivre.org.br/event/ses2017/