O executivo de futebol do Paraná Clube, Rodrigo Pastana, explicou a demissão do técnico Wagner Lopes, nessa sexta-feira (dia 16). Ele criticou o desempenho e os resultados da equipe nesse início de ano. Também defendeu a qualidade dos reforços contratados por ele, Pastana, em 2018.

Mais do que resultado, futebol é desempenho. Entendemos que houve tempo suficiente de preparação e o rendimento está aquém do esperado, declarou, em entrevista coletiva. Já temos 45 dias de trabalho (em 2018). O Wagner sabe disso. Fomos muito transparentes com ele, disse.

Pastana criticou o desempenho tático da equipoe. O que a gente não pode aceitar é a parte tática, é a parte de evolução da equipe. A partir do momento que voce não tem mais confiança, não tem convicção do trabalho, voce precisa substituir, explicou.

No futebol moderno, a marcação individual é considerada um método ultrapassado e facilmente superado por equipes organizadas. Pastana citou que o time de Wagner Lopes não conseguiu ter bom desempenho contra times do Paranaense que usam esse sistema antiquado de marcação. Não posso acreditar que esse time que está aí e não pode competir entre os quatro primeiros do Paranaense. E jogando contra adversarios que fazem marcação individual e não conseguimos nos sobressair. Isso é absurdo, disse.

Pastana defendeu os reforços que contratou para 2018. Confio e tenho convicção naquilo que eu faço. Mesmo se eu errar, erro convicto naquilo que eu fiz, afirmou. Confio muitos nesses atletas também. Mas estamos em um processo e preciso precisa ser entendido por vocês e pelos torcedores. Eu não posso acreditar que esse time que está aí não tinha como não brigar para ficar entre os quatro (do Paranaense). E minha avaliação foi feita em cima disso. Os jogadores não conseguiram assimilar o que ele pensa. Acontece. É desempenho e acabou”, afirmou o executivo de futebol Rodrigo Pastana., declarou.

Perguntado se Wagner Lopes perdeu o comando do grupo, Pastana foi evasivo. Os grupos vem se alteram muito. É dificil para o Paraná manter o grupo. Todo mundo que saiu (do Paraná no final de 2017) saiu com salários muito melhores, com condições melhores. Tem uma diferença gigante de perfis de atletas. Eram 30 atletas com perfis diferentes dos 30 de hoje, argumentou.

Sobre o substituto para Wagner Lopes, Pastana não deu pistas. Não pensamos em nomes. Estamos pensando pontualmente no Sampaio Correa, declarou.