Das 9.450 escolas existentes no Paraná (77% públicas e 23% privadas), 80% não possuem laboratório de ciências e 40% laboratório de informática, 45% não oferecem quadra de esportes, 42% estão sem biblioteca e em 39% delas não há água filtrada. Dados como esse de educação, assim como de outras áreas, poderão ser encontrados no CADÊ Paraná, uma plataforma digital que será lançada pelo Centro Marista de Defesa da Infância, da Rede Marista de Solidariedade, hoje, às 13h30, durante o Encontro Estadual do Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA/PR), que será realizado no Campus Curitiba da PUCPR.

A plataforma reúne informações sobre a situação dos direitos humanos de meninas e meninos nos 399 municípios do Paraná. Navegando por ela é possível visualizar, comparar e analisar mais de 80 indicadores sobre Educação, Saúde, Habitação, Demografia, Economia, Cidadania, Legislação e Justiça.

De acordo com o articulador do Centro Marista de Defesa da Infância, Douglas Moreira, a plataforma busca vai facilitar o acesso aos dados que podem qualificar as políticas públicas no Paraná e contribuir para o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos, disponibilizando um espaço de referência na internet para subsidiar o trabalho de gestores, executores de políticas públicas, pesquisadores e organizações da sociedade civil.

Esperamos que por meio do uso desses dados, as políticas de atendimento a crianças e adolescentes sejam qualificadas, que os profissionais responsáveis pela gestão e execução dessas políticas tenham melhores condições para avaliar, planejar e desenvolver ações que beneficiam e atendam às necessidades dessa população infanto-juvenil, de acordo com suas reais prioridades, declara Douglas.

Os dados da plataforma são extraídos de fontes oficiais (como IBGE, Inep e Datasus) e a atualização ocorre conforme a disponibilização das bases por essas fontes, que têm periodicidade anual (por exemplo, o Censo Escolar) ou decenal (Censo Demográfico).