Campanha

Em Curitiba, 30 casas de repouso se encontram em uma situação emergencial gerada pelos impactos da COVID-19. Nestes lares, residem 400 idosos que estão expostos a um alto grau de risco, devido a falta de recursos pra a compra dos EPI’s necessários e, principalmente, pelo afastamento de funcionários com sintomas da doença. Para contribuir como uma solução imediata neste cenário, foi criada a campanha “Proteja os Idosos” (clique aqui), um projeto da plataforma SeniorOnline em parceria com as Promotorias de Justiça de Proteção à Pessoa Idosa e a empresa Cuidar e Companhia.

Segundo a Promotora de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça de Proteção à Pessoa Idosa no MPPR, Dra. Cynthia Maria de Almeida Pierri, a situação é crítica e exige uma mobilização rápida, caso contrário a saúde de 400 idosos nestes locais estará em xeque. “Apesar de particulares, essas instituições não têm recursos de sobra”, avalia. “Essas casas prestam um serviço muito bonito de apoio e auxílio às pessoas idosas. Elas precisam neste momento de toda ajuda possível do povo”.

A diretora da SeniorOnline, Paula Loyola Gomes, reforça que a pandemia levou o setor a cenários críticos em todos os países, como contágios em grande escala nos EUA e na Europa, e que em Curitiba a situação pode se repetir. “70% das mortes por coronavírus são de pessoas com mais de 60 anos de idade”, afirma. “Por isso, direcionamos nosso apelo à população paranaense: a questão é séria e exige solidariedade, uma vez que essas ILPIs estão trabalhando no limite, com falta de EPIs e limitação de recursos humanos qualificados.

A Cuidar e Companhia, especializada em profissionais que trabalham com idosos, irá fornecer a reposição enquanto os profissionais com suspeita da doença permanecerem afastados. Segundo o diretor da empresa, Claudio Kropmanns Milano, é nesse momento difícil que os empresários precisam se unir e ajudar. “Fomos totalmente solidários à campanha, e abraçamos a iniciativa desde que tivemos conhecimento da gravidade do problema”.

Como funcionará a campanha

A arrecadação online – https://benfeitoria.com/protejaosidosos – já foi iniciada, e será o canal por onde será possível realizar as doações via cartão de débito ou crédito. A plataforma também dispõe de um e-mail, em que podem ser fornecidas informações para quem optar pela transferência bancária. O valor inicial para doação é de R$ 10, e o objetivo de R$ 37.500,00 atende a necessidade de EPIs e profissionais pelos próximos 30 dias.

Sobre a SeniorOnline
Pioneira em atendimento ao público sênior, a SeniorOnline é uma plataforma gratuita de pesquisa de lares para idosos. A startup apresenta em seu site dados completos sobre as Instituições de Longa Permanência que orientam às decisões das famílias na escolha da opção ideal. Ao todo, são cerca de dez filtros como cidade; bairro; serviços; acomodações; atividades; e valores, que ficam disponíveis nas ferramentas de busca ou então na descrição dos negócios. Além disso, todas as casas cadastradas na plataforma estão de acordo com as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que transmite mais segurança para os familiares.

O site da SeniorOnline conta, ainda, com um blog com conteúdos abordando o setor das casas de repouso no Brasil, detalhando como funciona os serviços dessas instituições e trazendo textos informativos com dicas e sugestões de como garantir uma terceira idade repleta de alegria e bem estar. Para saber mais, acesse www.senioronline.com.br.