Martha Rocha foi miss Brasil em 1954 e perdeu o título mundial por sua silhueta curvilínea

Duas polegadas nos quadris, dizem, tiraram da ex-miss Brasil Martha Rocha, falecida no fim de semana, o título de Miss Universo. Virou celebridade, cantada em verso e prosa por sua beleza e pelas curvas. Afinal, concurso é concurso, tem lá suas regras, mas na vida real é diferente. Não dá para perder o sono por não se adequar aos padrões nem por não caber em um jeans 38.

O biotipo tipicamente brasileiro, curvilíneo e com várias polegadas a mais justamente nos quadris, é extremamente feminino. A natureza deu a muitas mulheres doses extra de hormônios que costumam caprichar no volume dos seios e dos quadris. Dá para tentar brigar contra eles, mas o mais fácil é aprender a lidar com as formas e encontrar seu equilibrio.

Para começar, não é preciso esconder ou disfarçar nada. Não renegue suas ancas, aprenda a harmonizá-las. A lógica é destacar o que é menor e neutralizar o que é maior. E isso se faz com cor, volume e textura. Se seus quadris são largos, use nesta parte do corpo uma cor mais sóbria ou um tecido que não agregue mais volume. Agora, se seus ombros forem pequenos, abuse do volume, do brilho, dos detalhes. Isso ajuda a criar uma harmonia entre as partes. Ou opte pelos looks monocromáticos, que dão a impressão de corpos menos fragmentados e, portanto, mais alongados.

Linhas diagonais e verticais também têm o poder de suavizar as formas, por isso, o amado vestido transpassado é tão democrático e eficiente. O mesmo vale para blazers e casacos que ultrapassam a linha dos quadris, pois, quando acabam na cintura, ressaltam o tamanho. Saias longas e pantalonas ajudam também a não definir nem delimitar muito a área. Quando você olha, não sabe se o volume é da saia ou do corpo. Mas lembre-se de comprar roupas do seu tamanho. Se ficar grande é só ajustar. Se ficar apertado demais, não tem jeito, fica feio mesmo.

Neste look, Kim Kardashian usa saia curta, deixa as pernas à mostra, mas tira partido de dois truques: blazer alongado e ombreiras

O vestido transpassado é mágico: disfarça quadris largos, barriga saliente e define a cintura

Looks monocromáticos unificam e alongam, dicas poderosas para parecer mais magra e alta