Publicidade
Outubro Rosa

A cada dia, dez novos casos de câncer de mama são diagnosticados no Paraná

Canteiros na Manoel Ribas ganharam flores rosas para marcar a campanha do Outubro Rosa
Canteiros na Manoel Ribas ganharam flores rosas para marcar a campanha do Outubro Rosa (Foto: Lucilia Guimarães/SMCS)

Outubro está chegando. E com o início do mês rosa, também começam as campanhas de promoção à saúde da mulher e prevenção ao câncer de mama, o segundo tipo de neoplasia que mais acomete as mulheres brasileiras e paranaenses, atrás apenas do câncer de pele: enquanto o primeiro é responsável por cerca de 20% de todos os casos de câncer entre as mulheres, o segundo responde por aproximadamente 30%.
No Paraná, a estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) é que, apenas em 2019, serão registrados 3.730 novos casos de câncer de mama, com uma média de 10 diagnósticos por dia, pelo menos dois deles em Curitiba, que tem uma estimativa de 820 casos neste ano.

O estado apresenta ainda a quarta maior taxa de incidência (para cada grupo de 100 mi habitantes) da doença de todo o país, com 64,70. Apenas o Rio de Janeiro (92,90), o Rio Grande do Sul (88,23) e São Paulo (70,89) ficam na frente.
Ao longo do mês diversas ações serão desenvolvidas no Estado para chamar a atenção para a prevenção e o auto-exame. A campanha Paraná Rosa será lançada amanhã, às 17 horas, no Palácio Iguaçu. A campanha Paraná Rosa será realizada dentro do Outubro Rosa e tem como objetivo atingir as 5.831.145 mulheres de todo Paraná. Durante todo o mês, 44 municípios do Estado promoverão ações de incentivo e cuidado com a saúde da mulher.

“O projeto do Paraná para o mês de outubro é muito acertado, pois não trata apenas dos exames em si, mas da prevenção ao câncer de mama por outros meios, como o estilo de vida da mulher. Precisamos ampliar os conceitos e desconstruir alguns mitos que foram formados ao longo das décadas superestimando o papel do exame”, disse o médico epidemiologista, e chefe da Divisão de Detecção Precoce do INCA (Instituto Nacional do Câncer) Arn Migowski, que na semana passada ministrou uma palestra para as equipes de saúde do Paraná.

Canteiros
Outubro, mês dedicado à conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, ainda não chegou, mas o rosa, cor símbolo da campanha, já está presente no caminho de quem vai a Santa Felicidade. Foram plantadas 35 mil mudas de petúnias, amores-perfeitos e begônias, em diferentes tonalidades de rosa, nos canteiros da Avenida Manoel Ribas e da Via Veneto.
As flores foram preparadas para atingir o ápice da florada durante o próximo mês. O objetivo é que a beleza no caminho sirva para encantar e também alertar às pessoas sobre os cuidados à saúde da mulher.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES