A grande mudança tecnológica que o mundo vem experimentando em um ritmo alucinado nos últimos anos tem trazido profundas mudanças no comportamento das pessoas. As relações estão ficando cada vez mais informais e, ao mesmo tempo, mais distantes e virtuais – as pessoas desenvolvem amizades, relações de negócios e parcerias mesmo sem ter contato físico umas com as outras.

Todas essas mudanças colocam em cheque as tradicionais boas maneiras – as regras de convivência social que década após década foram transmitidas de pais para filhos (ou, mais comumente, de mães para as filhas) e repetidas geração após geração. Hoje essas regras são outras. Mas quais são essas novas regras? Como se comportar bem num mundo em que a informalidade impera e as normas de conduta mudam a cada dia?

Vivemos em uma sociedade cada vez mais cheia de regras e, ao mesmo tempo, cada vez mais informal. Nesse cenário, estabelecer qual o perfil profissional desejado a cada indivíduo é tarefa difícil. Para cada atividade, é esperado um comportamento diferente. Certamente o que se espera do comportamento profissional de um personal trainer não é o mesmo que se espera de um advogado, ou o que se imagina como perfil ideal de um médico não é o mesmo que se imagina de um engenheiro.

Quando Etiqueta Profissional, trabalhamos conceitos, análises e dicas para a busca do melhor comportamento profissional nas mais diferentes situações, mas sempre respeitando as diferenças entre as profissões e atividades. Por isso, tratamos desde questões aparentemente simples como o vestuário ideal para cada situação, até dilemas profissionais mais delicados, como questões éticas e comportamentais que abalam o clima organizacional e as relações sociais e de trabalho.
O objetivo, ao se falar deste tema, é trazer à reflexão as mudanças sociais que têm sido a marca da contemporaneidade, apontando caminhos que possam auxiliar na formação de cidadãos prontos para a nova sociedade que se configura. Neste guarda-chuva, são abordados temas a respeito da conduta ideal nas mais diversas situações, como o comportamento desejável frente às novas tecnologias (redes sociais, e-mail, telefone celular), a importância da comunicação oral e da escrita, códigos de vestimenta e também situações específicas, como a tendência da utilização de home-office (escritório em casa) e os comportamentos desejáveis em confraternizações, congressos, viagens e refeições de relacionamentos profissionais.