A recente declaração de Eduardo Bolsonaro sobre uma pretensa reação a uma imaginária agressão ao governo de seu pai, através de manifestações populares ou nem tanto, reacende a discussão sobre a polarização neste mundo globalizado. Políticos sendo assassinados por defenderem seus ideais, como aconteceu na Inglaterra, apontam para um perigoso cenário de intolerância.

É certo que muitas vezes as posições políticas deste ou daquele nos irritam sobremaneira, porém desaprendemos a conversar sobre pontos que não concordamos, muito por conta da cultura do politicamente correto, que ao invés de promover a democracia, sufocou as opiniões das pessoas e as fez desaprender a dialogar. Já nos ensinava Voltaire: “Discordo do que você diz, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-lo. Ao declarar sua célebre frase ele reforça que tolerância implica a discordância e não necessariamente a concordância cega.

O que estamos vemos hoje são discussões muito acaloradas, em que os argumentos são lançados como mísseis com o objetivo de destruir os argumentos do interlocutor. Utilizam-se todos os meios possíveis para que um ponto de vista seja soberano, imune a complementações ou restrições, impondo à sociedade conceitos deturpados e uma ideologização estereotipada das opiniões.

Ao defendermos determinado assunto, imediatamente tudo o que dissermos parece estar relacionado e vinculado a uma ideologia. Então você será um conservador, um reacionário, um comunista, um neoliberal, um esquerdista inveterado ou um liberal ameaçador, dentre outros adjetivos.

Já estamos vivenciando uma ditadura dos extremos que está pervertendo a comunicação, tão necessária em tempos de tecnologia. Precisamos voltar a defender a verdadeira liberdade de expressão que não pode se resumir a você poder falar aquilo que eu concordo, do contrário taxada como radical. Numa sociedade plural, a diversidade e a tolerância são valores irrenunciáveis que adotam a forma de um ideal ao qual aspirar.

Glauco Requião é advogado, consultor em sustentabilidade e criador do portal Postura Sustentável