Publicidade
Identidades

A simplicidade e a intensidade de "In On It" em Curitiba

O Teatro da Caixa traz à capital paranaense o espetáculo In On It, que fica em cartaz de 23 a 25 de julho. Dirigida por Enrique Diaz, a peça apresenta uma narrativa em espiral em que dois grandes atores (traduza-se Emilio de Mello e Fernando Eiras) assumem dez identidades diferentes. 

Fique por dentro do Guia Cultural de Curitiba no Bem Paraná.

Depois de desconstruir clássicos em seus mais recentes, e premiados, espetáculos (Ensaio.Hamlet e Gaivota – tema para um conto curto), o ator e diretor Enrique Diaz se debruçou sobre In On It, obra do autor canadense Daniel MacIvor. O espetáculo foi descoberto por Diaz numa viagem a Nova Iorque. Quando vi a peça em Nova Iorque, anos atrás, achei-a interessantíssima: alguma coisa incompleta, mas que seduzia pela maestria no jogo dos níveis de interpretação e pela metalinguagem. Dois atores, atuações complexas e um universo poético muito sensível. Anos mais tarde, fui com Ensaio.Hamlet para o Under The Radar Festival, festival de artes onde o Daniel MacIvor se apresentou no ano seguinte. A partir daí comecei a costurar a possibilidade de montar a peça no Brasil, conta o diretor.

Em In On It existem três diferentes realidades, que se intercambiam e se relacionam: a peça, o espetáculo e o passado. A peça é a história de Ray, o espetáculo é a discussão entre os dois personagens acerca da peça e da relação entre eles e o passado fala de como a relação entre os dois personagens se iniciou e se desenvolveu. Uma sensação de mistério permeia o espetáculo, pois ao todo dez personagens ganham vida na pele de Emilio e Fernando. É um exercício, um jogo de dois, uma trama de cenas, explica Enrique Diaz.

A concepção de cenário é desnudar o teatro, deixando-o com as paredes descobertas, duas cadeiras, um casaco esportivo cinza, um lenço e um molho de chaves. A ambientação é indicada por uma iluminação diferente para cada realidade. A história é a base do que acontece em cena, mas não necessariamente tem que ser entendida de forma exata pelo público. O autor diz isso no texto de apresentação. O público é convidado a compor a história que quiser ou puder, esclarece Diaz.

In On It ganhou, pela temporada carioca de 2009, os Prêmios Shell de Melhor Direção e Ator e ainda os Prêmios APTR/RJ de Melhor Espetáculo, Melhor Direção e Ator.

Ficha Técnica
Texto: Daniel MacIvor
Tradução: Daniele Ávila
Direção: Enrique Diaz
Elenco: Emilio de Mello e Fernando Eiras
Iluminação: Maneco Quinderé

Serviço
Teatro: In On It
Local: Teatro da CAIXA 
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR
Data: de 23 a 25 de julho
Horários: sexta e sábado 21h e domingo 19h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e clientes CAIXA) – Clube do Assinante da Gazeta do Povo tem 20% de desconto
Bilheteria: (41) 2118-5111

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES