O filme A Vida Invisível, de Karim Aïnouz, foi indicado ao Independent Spirit Awards e concorre na categoria de melhor filme internacional. A indicação ao principal prêmio do cinema independente é um importante termômetro para o Oscar que terá sua cerimônia no ano que vem — o filme concorre a uma vaga na categoria de melhor filme internacional no Oscar 2020. O longa conquistou prêmios como o Grand Prix, da Mostra Certain Regard, no Festival de Cannes, os prêmios do público de Melhor Filme e do júri de Melhor Fotografia, no Festival de Cinema de Lima, o CineCoPro Award, no Festival de Munique, três prêmios da Semana Internacional de Cine de Valladolid (Espanha) e prêmio da crítica internacional, da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci).


Ele morreu na sexta-feira

Cirurgia para doação de órgãos de Gugu durou seis horas
A cirurgia para retirada dos órgãos de Gugu Liberato foi realizada durante a madrugada de ontem e durou mais de seis horas, de acordo com um comunicado da assessoria de imprensa do apresentador. Gugu morreu na sexta-feira, 22, aos 60 anos, depois de sofrer um acidente doméstico em sua casa em Orlando, nos Estados Unidos. A instituição Our Legacy realizou os trâmites referentes a retirada dos órgãos, conservação e intermediação com os pacientes. Os familiares de Gugu verificaram com a equipe médica se seria possível doar algum órgão para um paciente brasileiro que estivesse na fila para transplante, o que acabou não ocorrendo por questões de distância e tempo de conservação. A doação de órgãos era um desejo do apresentador e deve beneficiar cerca de 50 pessoas. Ainda não há informações certas sobre o traslado do corpo para o Brasil. O velório será na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), mas a data ainda não foi confirmada.


Em Saquarema

Mal súbito durante prova mata o surfista Léo Neves no Rio de Janeiro
Morreu ontem o surfista Leo Neves, de 40 anos. Ele disputava uma prova na praia de Itaúna, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros na cidade. De acordo com as informações preliminares, ele sofreu um mal súbito na água, por volta do meio-dia. Ele morreu antes de chegar a um hospital, no distrito de Bacaxá, meia hora depois. O corpo foi encaminhado ao IML de São Gonçalo, na Região Metropolitana de Rio. Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento. Ele foi duas vezes campeão brasileiro e disputou, por duas vezes, o circuito mundial de surfe. Ele começou a surfar com 6 anos e a competir, como amador, aos dez.


Mistério

Cantora de k-pop Goo Ha-ra é encontrada morta em Seul
A cantora sul-coreana Goo Ha-ra, ex-participante do grupo k-pop Kara, foi encontrada morta ontem em sua casa em Seul, capital da Coreia do Sul, segundo a polícia local. O corpo de Goo, de 28 anos, foi encontrado por volta das 18h (horário local, 6h de Brasília). A polícia está investigando a causa da morte, enquanto a mídia local aponta suicídio como uma hipótese. Em maio passado, a cantora foi internada em um hospital sul-coreano depois que foi encontrada inconsciente, aparentemente por causa de uma tentativa de suicídio.


Flamengo

Flamenguista paranaense morre durante o jogo da Libertadores
Um torcedor paranaense do Flamengo sofreu um infarto durante do jogo da final da Taça Libertadores da América entre Flamengo e River Plate, disputado na tarde deste sábado (23). O homem estava com amigos assistindo ao jogo em uma bar no bairro Estradinha, na cidade de Paranaguá, litoral do Paraná. O SAMU foi acionado, mas o torcedor não resistiu e morreu no local.



Níver do dia

Ana Paula Padrão
jornalista brasileira
54 anos