Claudia Serathiuk

Uma forte neblina tomou conta de Curitiba na manhã deste sábado (10). A neblina, também chamada de nevoeiro, é causada pela condensação da água evaporada, formando nuvens próximas ao solo. O fenômeno passa a ser mais comum no outono e segue pelo inverno. A restrição de visibilidade atingiu não só a região de Curitiba, mas também os Campos Gerais, segundo informações do Simepar. 

“Nesta época do outono a formação de nevoeiros é muito comum, principalmente quando predominam massas de ar seco sobre a região, que favorecem o resfriamento diurno”, explicou o instituto. 

Apesar da neblina e de temperaturas mínimas baixas, Curitiba terá um dia de calor neste sábado, chegando a 27 graus. O mesmo deve acontecer no domingo, quando as temperaturas chegarão a 29 graus.  Neste sábado a estabilidade atmosférica predomina sobre todo Paraná, segundo o Simepar: “Teremos mais um amanhecer com temperaturas amenas nas regiões mais altas do Estado (centro-sul, Campos Gerais e RMC), com condições para ocorrência de nevoeiros no amanhecer. Ao longo do dia esquenta em todas as regiões, mas no oeste, centro-oeste e no noroeste paranaense o calor é mais intenso”