Franklin de Freitas/Arquivo Bem Paraná

De acordo com dados divulgados pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), de janeiro a agosto deste ano aconteceram 4.052 acidentes em Curitiba, 2.852 deles com vítimas e 1,2 mil sem vítimas. Houve uma redução de 7,5% na comparação com o mesmo período de 2018, em que foram registrados 3.769 acidentes – 2.590 com vítimas e 1.179 sem. Porém, apenas neste ano 38 pessoas morreram no trânsito de Curitiba, contra 32 de janeiro a agosto do ano anterior. 

Por causa disso, o batalhão de trânsito vai intensificar as ações preventivas para que esses índices diminuam nos próximos meses. Os números foram divulgados no lançamento da Semana do Trânsito, na semana passada, e que termina nesta quarta. Palestras, blitzes educativas e uma megaoperação voltada à educação no trânsito em todo o Estado serão as principais ações da Polícia Militar.

Até a quarta, todas as unidades operacionais da Polícia Militar estarão com equipes nas ruas para fortalecer a conscientização a todos os públicos envolvidos no trânsito.

Dia Sem Carro
Uma das ações realizadas em Curitiba, ontem, reuniu centenas de pessoas no Passeio Ciclístico do Dia Sem Carro, promoção da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). O passeio partiu da sede da PRF, na Linha Verde, percorreu bairros da Capital num trajeto de mais de 7 quilômetros, até retornar para atividades no BIG da Avenida das Torres.

O passeio fez parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, que tem como tema deste ano “No trânsito, o sentido é a vida”. O evento também comemorou os 91 anos de existência da PRF, criada em 1928.

Paraná tem 24 indenizações por óbito no trânsito a cada 100 mil habitantes
A Semana Nacional de Trânsito é mais um momento de mobilização para a conscientização para um trânsito mais seguro. Um levantamento especial produzido pela Seguradora Líder para marcar o período mostra que, apesar da diminuição nos números de acidentes, a situação no Brasil ainda é preocupante. Em 2018, o país atingiu a quantidade de 18 indenizações pagas por morte, pelo Seguro DPVAT, a cada 100 mil habitantes. No Paraná, o dado é mais alarmante. São 24 mortes indenizações pagas a cada grupo de 100 mil habitantes. Foram 2.1712 indenizações do tipo pagas em 2018 no Estado.

As estatísticas indicam que o trânsito ainda deixa milhares de vítimas fatais no país: nos últimos dez anos, foram pagas mais de 485 mil indenizações do seguro obrigatório por este tipo de ocorrência, sendo as motocicletas as principais responsáveis. De 2009 para 2018, o veículo foi o único a apresentar aumento de sinistros pagos por morte, saltando de 16.974 para 18.955 benefícios.

Os números são do Relatório Especial – 10 anos – Taxa de Mortalidade no Trânsito, que apresenta os pagamentos do Seguro DPVAT por morte para cada 100 mil habitantes, entre 2009 e 2018. No ano passado, Tocantins (38), Piauí (34), Mato Grosso (33) e Rondônia (29) foram os estados que registraram as maiores taxas de mortalidade no trânsito. Já em 2009, as primeiras posições eram ocupadas por Acre (279), Mato Grosso, Santa Catarina e Paraná (41).