Os acidentes de trabalho no Paraná já causaram a morte de, ao menos, 76 pessoas somente neste ano. Os dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho (MPT), e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Estão considerados apenas os casos comunicados ao Ministério do Trabalho. Esta sexta-feira (27) é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.

Em 2018, foram registrados 11.291 acidentes de trabalho, consideradas as notificações feitas até esta sexta-feira (27). Entre os casos mais comuns estão os cortes, lacerações, fraturas, contusões, esmagamentos e amputações. São 96 acidentes por dia no Estado. Há duas mortes a cada três horas.

Somente em 2017, houve 35.130 acidentes de trabalho notificados no Paraná, com 276 mortes.

No país todo, pelo menos 653 pessoas morreram em acidentes de trabalho em 2018. Foram registrados 184.519 acidentes. Segundo o MPT, somente no primeiro trimestre de 2018, os gastos estimados com benefícios relacionados aos acidentes de trabalho ultrapassaram R$ 1 bilhão, somados auxílios-doença, aposentadorias por invalidez, pensões por morte e auxílios-acidente.