Com o inverno e a pandemia é preciso praticar ainda mais a solidariedade. Nesta edição da coluna do Curitiba de Graça selecionamos ações que estão ocorrendo na cidade. Mas, confira ainda novo serviço de plataforma de streaming gratuito que oferece mais de mil e quinhentas horas de programação em português, canais de livros e de contação de história, entre outras dicas.
Boa leitura.


Seja solidário!

Reprodução de internet

Desde o início da pandemia, diversas ações solidárias foram criadas para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade em Curitiba e Região Metropolitana. Confira algumas que você pode colaborar:

Estação do Bem
No Shopping Estação, a campanha Estação do Bem, segue arrecadando alimentos, produtos de higiene e limpeza, livros, brinquedos e roupas que serão destinados a 250 famílias de Curitiba, Colombo, Piraquara, Quatro Barras, Almirante Tamandaré e São José dos Pinhais.
As doações podem ser feitas de segunda a sexta, das 12h às 22h, em pontos de coleta localizados próximos à entrada da Avenida Marechal Floriano Peixoto. Quem estiver desempregado também podem entregar seu currículo, nos mesmo local e horário, que é encaminhado aos lojistas do shopping, ou enviar para o e-mail [email protected].

Inverno Solidário
Até o dia 22 de setembro, a Ascesme – Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba está arrecadando roupas, agasalhos, meias, calçados, cobertores, roupas de cama e alimentos não perecíveis, que serão entregues para asilos e outras instituições selecionadas de Curitiba e Região Metropolitana.

As doações podem ser feitas em três pontos de coleta no Mercado Municipal: Espaço Arena, Praça de Convivência do Setor de Hortifruti e Setor de Orgânicos. Todas os itens irão passar por triagem e a higienização (em parceria com a Lav & Lev Juvevê), seguindo as orientações dos órgãos de saúde. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de terça a sábado.
Quem tiver interesse em fazer doações maiores ou cadastrar sua instituição para os recebimentos das doações, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Virando o jogo
O Instituto Futebol de Rua está arrecadando alimentos, itens de higiene e produtos de limpeza para famílias em situação de vulnerabilidade social. Os produtos podem ser entregues na sede do instituto, localizado na Rua Antônio Moreira Lopes, 190, no bairro Cajuru, todas às segundas e quartas, das 9h às 12h, e nas terças, das 13h às 17h.
Quem desejar, também pode realizar uma contribuição financeira por meio de depósito bancário. Os dados são: Instituto Futebol de Rua/CNPJ 08.607.847/0001-40/Banco do Brasil/Agência 1518-0/Conta Corrente 28234-0.

Campanha do Agasalho do Sesc
Até o dia 31 de agosto, acontece a Campanha do Agasalho, realizada pelo Sesc Paraná. São arrecadados todos os tipos de itens de vestuário feminino, masculino e infantil, cama, mesa e banho, cobertores e calçados, em bom estado de conservação.
As doações devem ser feitas nas unidades do Sesc, Senac, condomínios filiados ao Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR) e nos comércios e empresas parceiras, onde há disponível uma caixa com o cartaz de identificação da campanha. Não são recolhidas peças em domicílios. Confira aqui os endereços dos locais de doações.

Aquece Paraná
O Governo do Paraná está promovendo a campanha Aquece Paraná. Para fazer doações, é necessário acessar o site www.aqueceparana.pr.gov.br, apontar a câmera do celular para o código QR Code que aparece na tela e fazer o download do aplicativo Paraná Solidário, que está disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS.

Ao abrir a ferramenta, o usuário deve fazer um cadastro de doador. Assim que fizer o login, é direcionado diretamente para as doações do Aquece Paraná, podendo escolher a categoria do produto a ser doado: agasalhos ou cobertores.

Os doadores devem descrever e adicionar fotos dos produtos e confirmar o envio. O aplicativo mostra então as instituições mais próximas que precisam daquela doação. O contato com a entidade para acertar os detalhes sobre a entrega é feito pela própria ferramenta.

Pelo aplicativo Paraná Solidário ainda é possível fazer a doações de alimentos, serviços voluntários, materiais de higiene e limpeza, de escritório, móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

Campanha de doações da FAS
A Fundação de Ação Social (FAS) está arrecadando cestas básicas, alimentos não-perecíveis, produtos de higiene e limpeza e roupas masculinas, que são distribuídas às famílias em vulnerabilidade social e a pessoas em situação de rua atendidas nas unidades do município. Desde o início da pandemia, a FAS teve um aumento de buscas por ajuda, esvaziando mais rapidamente os estoques do

Disque Solidariedade.
Todos os produtos podem ser entregue em vários pontos de coleta espalhados pela cidade. Em caso de doações maiores, o Disque Solidariedade faz a retirada dos produtos. Para mais informações, basta ligar para os telefones 3350-3596, 3350-3523 e 3250-7984.
Para cumprir a Lei Federal 9.504, que regula as eleições, o site da FAS está inativo temporariamente. 

Confira aqui os endereços dos locais de doações:

Supermercados Festval
Centro Cívico – Rua Mateus Leme, 1850
Santa Felicidade – Av. Vereador Toaldo Túlio, 420
Mercês – Av. Manoel Ribas, 1396
Torres – Av. Comendador Franco, 4160
Champagnat – Rua Desembargador Otávio do Amaral, 576
Silva Jardim – Av. Silva Jardim, 506
São Lourenço – R. Mateus Leme, 4556
Barigüi – Av. Cândido Hartmann, 1580
Brigadeiro – Rua Brigadeiro Franco, 641
Água Verde – Rua Professor Álvaro Jorge, 75
Pinhais – Rua Jaguariaíva, 92

Mr. Hoopy
Água Verde – Av. Estados Unidos, 974
Bacacheri – Rua Prefeito Erasto Gaertner, 2489
Cabral – Av. Estados Unidos, 1565
Derosso – Rua Francisco Derosso, 1917
Ecoville – Rua João Falarz, 1215
Getúlio – Av. Pres. Getúlio Vargas, 3310
Jardim das Américas – Av. Nossa Senhora De Lourdes, 426
Portão – Rua Itatiaia, 950
Santa Felicidade – Av. Manoel Ribas, 5175
Trajano – Rua Trajano Reis, 144
Bairro Alto – Rua José de Oliveira Franco, 1774
Jardim Botânico – Rua Roberto Cichon, 21
Mercês – Av. Manoel Ribas, 338
Pinhais – Av. Jacob Macanhan, 960
São José dos Pinhais – Rua Veríssimo Marques, 1442
Campo Largo – Rua Dom Pedro II, 935
Rodoferroviária de Curitiba
Rua Affonso Camargo, 330 (entrada do prédio da Urbs e embarque do Bloco Estadual).

Farmais Cidade Industrial
Rua Lea Moreira de Souza Moura, 271 – CIC

SnowmanLabs
Rua Nunes Machado, 1319 – Rebouças
Postos de Combustíveis filiados ao Sindicombustíveis
Posto Caminhos do Parque – Av. Cândido Hartmann, 3573 – Santo Inácio
TIC Posto – Av Senador Salgado Filho, 2992 – Uberaba
Posto Maru I – Rua Ana Berta Roskamp, 15 – Jardim das Américas
Auto Posto Curupaitis – Rua Curupaitis, 1379 – Santa Quitéria
Posto Tex Market – Rua Paulo Gorski, 2345 – Mossunguê
Auto Posto Alphaville – Rua da Graciosa, 554 – Pinhais
Posto Farol do Parque – Rod Curitiba-Ponta Grossa, 3050 – BR 277
Auto Posto Ribeira – Av. Marginal José de Anchieta, 956 – Vila Maracanã – Colombo
Auto Posto Mirage – Rua Alfredo Tomacheschi, 50 – Guaraituba – Colombo
Auto Posto GaDé – Rod. João Leopoldo Jacomel, 12610 – Pinhais
Posto NSL – Rodovia João Leopoldo Jacomel, 10502 – Pinhais
Posto Piraquara – Av. Getúlio Vargas, 1171 – Piraquara
Posto Piraquara – Av. Getúlio Vargas, 368 – Piraquara
Auto Posto Manancial – Rua Francisco Leal, 360 – Piraquara
Posto Pereira Comércio de Combustíveis – Rua Tavares de Lyra, 4056 – Iná – São José dos Pinhais
Posto Afonso Pena – Av. Rui Barbosa, 7195 – São José dos Pinhais
Posto RM – Av. das Torres, 1640 – São Cristóvão – São José dos Pinhais
Posto Maru V – Avenida Rui Barbosa, 3406 – São José dos Pinhais
Posto GP Brasil – Rua Onofre Holthman, 67 – Rio Pequeno – São José dos Pinhais.


Arte em Ação
Divulgação

Apresentação em condomínio em Curitiba

Se você não pode ir até os espaços culturais, a arte vai até a sua casa. Esse é o objetivo do novo projeto “Arte em Ação” da produtora curitibana Cena Hum, que oferece diversos miniespetáculos nas áreas de Circo, Dança, Teatro e Música para serem apresentados em espaços abertos de condomínios, casas e empresas.
As apresentações têm duração média de 15 minutos e são feitas por um ou, no máximo, dois artistas, para assim depender de pouco aparato técnico e respeitar todas as normas sanitárias impostas pela pandemia. As performances podem se adaptar a diferentes necessidades, servindo para levar diversão e entretenimento a um determinado grupo de pessoas e até homenagear alguém em uma data especial.
Na área circense são oferecidos espetáculos de palhaçaria, ilusionismo e malabarismo; em dança, é possível optar por tango, sapateado, street dance, contemporâneo e balé, e nas apresentações teatrais contam com cenas curtas para rir ou emocionar, contação de histórias infantis, performances em geral e esquetes com temas sobre a pandemia. Na área de música, pode-se contratar serenatas e apresentação de saxofone.
Todos os miniespetáculos têm classificação livre e também podem ocorrer de forma on-line. Os preços variam de R$ 230 a e R$ 300 – mas, segundo os organizadores, a ideia é que seja rateado entre moradores de um condomínio, por exemplo, para o custo ser mais acessível a todos. As contratações e mais informações sobre as apresentações são disponibilizadas pelo telefone (41)99624-5703 (com Louise) ou pelo e-mail [email protected].


Livros pra que te quero

Crédito: Acervo

Para quem quer aprender mais sobre o universo da literatura ou quer dicas de leitura, a editora do Curitiba de Graça, Camile Triska, fez uma relação de canais sobre livros no YouTube. Por lá, você encontra diversos leitores que compartilham suas opiniões sobre os mais diferentes gêneros, de literatura clássica até quadrinhos.
Jornalistas, críticos, professores ou entusiastas da leitura, chamados de booktubers, fazem críticas, apresentam lançamentos, discutem obras de vestibular, ensinam sobre escolas literárias, falam sobre curiosidades e todos os assuntos possíveis de abordar dentro do maravilhoso mundo da leitura.
Confira os cinco canais sobre livros para você acompanhar: https://curitibadegraca.com.br/dicas-de-leitura-5-canais-sobre-livros-no-youtube/


Programação gratuita

Reprodução/site

Os brasileiros acabam de ganhar mais uma plataforma de streaming, a VIX Cine e TV. O grande diferencial do serviço é ser totalmente gratuito. Inicialmente, são mais mil e quinhentas horas de conteúdo em português, com filmes e séries de ação, comédia, drama, terror e ficção científica, documentários, novelas latinas, conteúdos exclusivos VIX Originals (minisséries e curtas) e produções nacionais.
O aplicativo já está disponível na Apple Store, no Google Play, e em plataformas de TV conectada como Amazon Fire, Apple TV, Roku e ChromeCast. A plataforma também pode ser acessada no site www.vix.com/tv.

Entre os destaques do mês agosto estão as séries “Bitten”, “Gracepoint” e “Haven”, além dos filmes “Vingança Tardia”, com Jodie Foster, “Marco Zero”, com Elijah Wood, “A Obsessão” com Dennis Hopper, a comédia “Sábado”, de Ugo Georgetti, e o documentário “Cidade Cinza”, que conta um pouco sobre o grafite em São Paulo.


Orquestra para crianças

Reprodução/YouTube

A atriz Thyane Antunes faz a contação de história “A Árvore Generosa”.
A Orquestra Sinfônica do Paraná acaba de estrear o projeto OSP para Crianças, um portal de conteúdo infantil, dentro do site da própria orquestra, para crianças até 12 anos, que contará com vídeos, jogos e histórias para o público mais jovem.
Todos os materiais poderão ser acessados por crianças e adultos de qualquer idade. Cada conteúdo vem acompanhado de classificação etária indicativa, que serve como orientação para os pais e responsáveis sobre qual faixa etária terá o melhor aproveitamento de cada tipo de conteúdo.
O portal é dividido em quatro áreas: Para brincar, Para assistir, Para ouvir e Para os pais. O portal pode ser acessado aqui: http://www.teatroguaira.pr.gov.br/OSP-para-Criancas
E já que o assunto é conteúdo bacana para criança, acaba de sair o mais novo vídeo do canal “Histórias pra Bia dormir”, da atriz paranaense Thyane Antunes (foto). A contação desta edição é do livro “A Árvore Generosa”, escrito por Shel Silverstein, com tradução de Fernando Sabino. Acesse em: https://curitibadegraca.com.br/historias-pra-bia-dormir-a-arvore-generosa/


Comunicação pessoal e oratória

Divulgação

A jornalista Adriane Werner é uma das palestrantes.
Estão abertas as inscrições para o Conacor – Congresso Nacional de Comunicação e Oratória, que acontece de 24 a 28 de agosto. O evento será on-line e as inscrições são gratuitas. Ao todo, serão 20 palestras e cinco painéis com debates entre os palestrantes. Entre eles, a jornalista especialista em Oratória, Adriane Werner.
Como preparativo ao evento, diariamente estão sendo realizadas lives sobre comunicação pessoal.

Confira mais notícias culturais, de entretenimento e utilidade pública em: www.curitibadegraça.com.br