Franklin de Freitas

São seis candidatos ao governo que participam do primeiro debate da Band:  a governadora Cida Borghetti (PP); o ex-deputado federal Doutor Rosinha (PT); o deputado federal João Arruda (MDB),  o candidato do PSL, Ogier Buchi, o servidor público Professor Luiz Piva (Psol); e o deputado estadual Ratinho Junior (PSD). O critério de participação é a presença de candidatos que estão em coligações com representação de pelo menos cinco parlamentares no Congresso Nacional, conforme prevê a Lei Eleitoral. Buchi chegou a ser excluído, mas após apresentar documento comprovando o registro da sua candidatura, ele voltou ao `jogo´. 

Veja cobertura online do Debate

 

COMO FUNCIONA

Esse debate é menos “engessado” que os anteriores. É isso que prometem os organizadores na emissora. Diferentemente do debate primeiro entre presidenciáveis, na quinta-feira da semana passada, considerado desfavorável para embates entre os participantes, o encontro dos candidatos em Curitiba promete liberdade para que haja confronto de ideias. O formato permite que os políticos respondam perguntas de adversários sem limites de solicitação. 

 A mediação será do jornalista Douglas Santucci. Segundo ele, as regras estabelecidas nesta semana em reunião com os candidatos procuram favorecer um debate espontâneo. “O mais importante no debate da Band é que a gente privilegie a troca de ideias e informações. Por regra, o nosso debate não tem muitas regras. É muito simples. Terá cinco blocos, começando com apresentação de 30 segundos para cada candidato, e na sequência cada um dos blocos terá rodadas de perguntas e respostas. Cada candidato terá direito a fazer uma pergunta e vai responder quantas vezes for solicitado”, afirma.

Segundo o jornalista, o número de candidatos e o formato atual vai permitir maior número de interações. “O tempo de pergunta é de 30 segundos, o de resposta, um minuto e meio, réplica, um minuto, e tréplica, um minuto. Ao todo teremos 120 interações, com cinco blocos e cinco rodadas de perguntas e respostas. O último bloco tem o diferencial da despedida, em que cada candidato terá um minuto para considerações finais”, explica. 

Outra novidade no debate deste ano é a autorização para que os candidatos tenham em mãos equipamentos eletrônicos, além dos papéis que sempre costumam acompanhar os participantes.  “É uma adequação à tecnologia. Foi definido na reunião entre os partidos que celulares e tablets estão liberados. O candidato ou candidata vai poder acompanhar tanto redes sociais, o que está sendo comentado no Twitter, no Facebook, e até conversar com os assessores”, explica Santucci. 

O debate deve durar duas horas e meia. A transmissão será feita simultaneamente pela Band TV em Curitiba, pelas rádios BandNews Fm Curitiba, Maringá e Paranaguá, e pelas TVs Maringá e Tarobá Cascavel e Londrina. 

Trânsito- O trânsito foi alterado no entorno da TV Band Curitiba, por causa do debate entre os candidatos ao governo do estado nesta quinta-feria, 16. Desde as18 horas, a Rua Santa Cecília fica totalmente fechada, entre as ruas José Moscalewski e Hugo Simas. No sentido bairro, o desvio será feito pelas ruas José Moscalewski, Cezar Augusto Scandelari e Maestro Hermann. Em direção ao Centro, as opções são as ruas Maestro Hermnan, Cirilo Ortolani e José Moscalewski. 

 

[node:galeria id=579265]