Franklin de Freitas

Apesar de o presidente Jair Bolsonaro defender a redução do isolamento contra o avanço da pandemia de coronavírus, tanto o governo do Paraná quanto a Prefeitura de Curitiba anunciaram nesta quarta (25) que vão seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), ou seja com o isolamento total da população, menos os serviços essenciais. A fala do presidente, no entanto, parece ter empolgado a Associação Comercial do Paraná (ACP), que lançou ainda terça (24) o que chama de campanha ‘Comércio Vivo – Deixe a Economia Girar’, no qual pede ao governo que o comércio abra após 14 dias de quarentena e neste período apenas os idosos sejam isolados. O último decreto do governo do Estado, do dia 20, no entanto, diz que as medidas de fechamento do comércio, escolas, com exceção dos serviços essenciais, seguem enquanto houver emergência por causa do coronavírus, sem estabelecer um prazo fixo.

De acordo com o presidente da ACP, Camilo Turmina, a preocupação é o risco da taxa de desemprego aumentar em níveis drásticos, assim como a falência de empresas, especialmente as pequenas. “O cenário é extremamente preocupante pois não há uma estimativa de retorno ao trabalho do comércio. Não podemos nos entregar, precisamos retomar aos poucos em breve”, afirma.Após o período de quarentena, Turmina defende o retorno ao trabalho, exceto nos casos de risco: “em reunião com o Governador do Estado e Secretário de Saúde, pleiteamos que, após a quarentena de 14 dias, os idosos, pessoas com doenças crônicas e infectados continuem isolados e os jovens voltem ao trabalho, consumo e que vivam a cidade”. No governo, ninguém confirma se a reunião com a ACP aconteceu ou não. Porém, a assessoria reafirma que, independente da posição do presidente, o Governo do Paraná manterá todo o planejamento e as medidas adotadas para enfrentamento da pandemia do coronavírus.

Segundo o presidente da ACP, a campanha “Comércio Vivo – Deixe a Economia Girar” trabalha em duas frentes. Na primeira, o objetivo é prestigiar o comércio local durante o período de quarentena, nos casos em que o funcionamento está liberado. Já na segunda, é feito um apelo para o retorno dos comerciantes em geral ao trabalho.

Consultada pela reportagem do Bem Paraná, a Prefeitura de Curitiba, preferiu não comentar a campanha da ACP. 

Comitê Permanente

A ACP conta com um comitê permanente atuando para apoiar o associado em assuntos relacionados ao Covid-19. Para entrar em contato, o telefone é 41 3320-2929 e e-mail [email protected]