Divulgação/Facebook.com/ClubLibertadPy – O goleiro Martín Silva e a lista de convocados para o jogo na Arena da Baixada

O Libertad chegou ao Brasil para enfrentar o Athletico Paranaense sem o atacante Julio Enciso, 18 anos. O jogador, que é a grande sensação do futebol paraguaio e do Libertad, sofreu uma fratura na mandíbula e vai ficar dois meses em recuperação. Ele atua como ponta ou como ‘falso 9’ e é o artilheiro do Campeonato Paraguaio 2022 com 11 gols em 14 jogos. Jogou a Copa América 2021 pelo Paraguai e já soma seis jogos pela seleção.

Outra baixa na relação de convocados para o jogo de quarta-feira, na Arena da Baixada, é o meia-central Marcelo Diaz, 35 anos, que jogou a Copa do Mundo de 2014 pelo Chile. Ex-Celta (Espanha) e Hamburgo (Alemanha), ele soma 61 jogos pela seleção. Recuperado de lesão no fim de abril, ele atuou em três partidas em maio, mas não foi relacionado para enfrentar o Athletico.

BONS DE CABEÇA
O clube paraguaio deve ter o centroavante Óscar Cardozo, 38 anos e 1,94 m de altura, no ataque. Ele soma 12 gols em 57 jogos pela seleção paraguaia. Defendeu o Benfica por sete temporadas, somando 172 gols em 293 jogos. Em 2022, soma 2 gols e 2 assistências em 12 jogos. Voltou ao Libertad em 2017, somando 81 gols em 206 jogos desde então.

Outra opção para o ataque é Roque Santa Cruz, 40 anos. Com 1,89 m de altura, fez sucesso com seus gols de cabeça no Bayern de Munique. Defendeu o clube alemão por oito temporadas, com 48 gols em 235 jogos. É o maior artilheiro da história da seleção paraguaia, com 32 gols em 112 jogos. Na temporada 2022, são 5 gols e 2 assistências em 13 jogos.

VETERANOS FAMOSOS
Outros veteranos conhecidos do torcedor brasileiro são o goleiro Martín Silva (39 anos, ex-Vasco e 11 jogos pela seleção uruguaia), o lateral-direito Iván Piris (33 anos, ex-São Paulo e 33 jogos pela seleção paraguaia), o volante Cristian Riveros (39 anos, ex-Grêmio, 96 jogos e 16 gols pela seleção paraguaia), o lateral-esquerdo Samudio (35 anos, ex-Cruzeiro e 45 jogos pela seleção paraguaia) e o volante Mendieta (33 anos, ex-Palmeiras).

FASE
Depois de vencer o Athletico no Paraguai, o Libertad perdeu por 1 a 0 para o Caracas, na Venezuela. No jogo, o time paraguaio somou 23 finalizações (4 certas), enquanto o mandante venceu após 12 finalizações (2 certas).

O Libertad lidera o campeonato nacional (o Apertura) e venceu as quatro partidas após o duelo com o Athletico.

ATHLETICO x LIBERTAD
Athletico: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Matheus Felipe e Abner; Hugo Moura e Bryan García (Erick); Canobbio, Terans e Cuello; Pablo. Técnico: Felipão
Libertad: Martín Silva; Piris, Diego Viera, Barboza e Samudio; Riveros e Diego Gómez; Bareiro, Merlini e Melgarejo; Óscar Cardozo. Técnico: Daniel Garnero
Árbitro: Patricio Loustau (Argentina)
Local: Arena da Baixada, às 19 horas