Pandemia

Companhias aéreas implantam novos protocolos de higiene em voos por causa da Covid-19

(Foto: Franklin de Freitas)
(Foto: Franklin de Freitas)
(Foto: Franklin de Freitas)
(Foto: Franklin de Freitas)
(Foto: Franklin de Freitas)

A companhia aérea Azul fez um reforço na limpeza de aeronaves por conta da Covid-19. Os aviões da companhaia passam por uma limpeza agora a cada voo e à noite, seguindo os protocolos sugeridos pela IATA. A companhia também passou a exigir que os passageiros e tripulantes usem máscaras, tanto a bordo quanto em solo. A Azul passou ainda a medir a temperatura dos tripulantes a cada início de turno. 

Além disso,a companhia tem orientado o check-in pelo aplicativo da companhia e, para aqueles que precisa despachar a bagagem, sugere o uso dos balcões de autoatendimento. Neste formato, é o passageiro quem etiqueta a bagagem sem contato com a tela dos tablets.

Para o embarque, a Azul lançou o Tapete Azul que usa a tecnologia, com um conjunto de projetores e monitores. Por meio de realidade aumentada projetores no chão formam um tapete virtual colorido e móvel, que convida a pessoa a se posicionar na fila de acordo com seu número de assento.

Com isso, há uma redução em cerca de 25% no tempo em que uma pessoa leva entre embarcar e sentar dentro do avião. Além disso, o sistema ajuda contribuir para o distanciamento social, já que os passageiros convocados para o embarque ficam a quatro metros de distância entre si.

A bordo da aeronave, kits com luvas, álcool em gel e lenço umedecido estão à disposição para uso dos passageiros e tripulantes da Azul quando necessário.

A companhia também tem utilizado descontaminantes bactericidas que contam com um princípio ativo que elimina o vírus da COVID-19 em 99,99% dos casos. Com o produto e a limpeza dupla nos assentos, mesinhas, bolsão, banheiros, encosto de cabeça, cinto de segurança, janela, paredes e compartimentos superiores, a Azul vem atendendo todas as normas de procedimento de limpeza e desinfecção sugeridas pela Anvisa.

O serviço de bordo passou a ser realizado ao final do voo, garantindo o uso da máscara durante toda a viagem, e o desembarque agora é realizado por fileiras, evitando as costumeiras aglomerações no corredor no momento de saída da aeronave.