Pelo menos quatro aeroportos do Paraná serão privatizados até 2020, de acordo com informações do Ministério da Infraestrutura. A privatização do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, deve ser anunciada já em março na segunda rodada de concessões, logo após o leilão dos três blocos de aeroportos do Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Com isso, serão iniciados os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental. Também serão privatizados os aeroportos do Bacacheri (Curitiba), Governador José Richa (Londrina) e o de Foz do Iguaçu. Outros terminais do Sul devem compor o bloco de leilões.

Segundo com o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), que esteve em Brasília a última terça-feira para tratar do assunto, os investimentos mais pesados serão nos aeroportos de Londrina e Foz do Iguaçu. Ratinho Junior afirmou que em Londrina os investimentos serão em tecnologia, para permitir pousos e decolagens com mau tempo. Em Foz, haverá aumento da pista para receber voos internacionais.

No Afonso Pena, Ratinho explica que haverá investimentos em tecnologia, equipamentos, nos acessos e aumento do pátio de estacionamento. Já o terminal do Bacacheri, que não tem como ter a pista aumentada, está prevista a modernização do estrutura, inclusive de equipamentos, ainda segundo o governador.