Reprodução/Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) lançou na quinta-feira (4) uma nova campanha de comunicação para conscientizar a população sobre os riscos de incêndios em áreas próximas à rede de transmissão de energia. Sob o mote “Fique ligado: não seja o causador de um incêndio”, os esforços buscam motivar o senso de responsabilidade quanto ao assunto, abordando situações cotidianas em que o descuido no manuseio de fogo — especialmente em queimadas irregulares, cigarro e fogueiras — pode gerar incêndios próximos à rede de transmissão de energia elétrica.

O alerta é ainda mais importante nesta época do ano, quando as geadas deixam a vegetação mais seca e propensa às chamas. Também é o auge do período da seca — entre julho e novembro. Os incêndios e queimadas irregulares estão entre as principais causas de desligamentos forçados na rede de transmissão de energia elétrica.

Entre os destaques da campanha deste ano, estão cinco animações de 30 segundos que mostram a relação entre o mau uso do fogo e as consequências para o setor elétrico e a sociedade. Em 2018, foram computados 323 desligamentos causados por “queimadas ou fogo sob a linha” em todo o País.

As principais recomendações
– Não jogue pontas de cigarros ou fósforos à beira de estradas ou perto de campos e florestas
– Se você possui uma propriedade, corte regularmente o mato. Não queime o campo para eliminação de lixo ou limpeza para a plantação
– Não acenda velas ou fogueiras perto da vegetação
– Não solte balões