Reprodução/Portal de Inovação UFPR

Aberto à comunidade em geral, além da acadêmica, o Programa de Pré-incubação Garage UFPR está com inscrições abertas até 14 de março para interessados em contribuir com a transformação de ideias e conhecimentos em soluções para a sociedade. O programa é promovido pela Agência de Inovação UFPR, o Centro de Economia Aplicada, Cooperação e Inovação (Cea) e o Sebrae-PR.

Serão abertas duas turmas: uma destinada a propostas em geral e outra voltada a agronegócios, ambas com aulas em Curitiba. Podem participar grupos formados por alunos, ex-alunos, professores, técnicos e pessoas da comunidade.

O projeto tem duração de quatro meses, período no qual serão oferecidas gratuitamente oficinas, mentorias, consultorias e oportunidades para apresentação dos projetos para investidores e apoiadores. Serão selecionadas ideias de negócios consistentes, que possam ser transformadas em modelos de negócios.

Inscrições

As inscrições também são gratuitas e devem ser feitas on-line, por meio de formulário (acesse aqui). É preciso que as equipes tenham de dois a seis membros, sendo que os times de até três pessoas precisam ter pelo menos um membro da UFPR. As demais devem ter pelo menos dois membros.

As atividades serão realizadas no Hub de Inovação UFPR (Centro Politênico) no caso da turma de projetos gerais. As reuniões ocorrerão às quartas-feiras e em uma segunda-feira por mês, sempre das 18 às 22 horas.

Já as equipes com projetos de agronegócio terão compromisso às terças (17 às 21 horas) e em um sábado por mês (8 às 12 horas) no Setor de Ciências Agrárias da UFPR, no Campus Cabral.

Oportunidade

A expectativa dos organizadores do Garage UFPR é que o programa ajude a despertar iniciativas empreendedoras no Paraná, com apoio da UFPR e do Sebrae, segundo o professor Cleverson Renan da Cunha, coordenador de Ambientes de Inovação e Empreendedorismo da UFPR. A coordenadora do projeto, professora Nayara Guetten Ribaski, enfatiza que o programa ajuda na interação entre universidade e setores produtivos.

O professor Gilson Martins, do Departamento de Economia Rural e Extensão e coordenador do Cea, é de que os estudantes aproveitem o Garage UFPR para trabalhar nas ideias desenvolvidas durante as maratonas tecnológicas no centro de inovação. “É uma iniciativa que vem para somar nas atividades de inovação do Cea”.