O turista que visita Curitiba tem mais uma opção de passeio. Diante da repercussão que a Operação Lava Jato tem no País, uma agência de turismo da Capital acaba de criar o Tour Lava Jato, que percorre os locais principais da operação — que investiga os desvios da Petrobras desde 2014.

A gente percebeu que havia grande demanda sobre o tema, diz Bibiana Antoniacomi, diretora da agência Special Paraná Turismo & Eventos, que oferece o passeio. Segundo Bibiana, a agência recebia muitos pedidos de turistas para visitar os locais da Operação, e o onde trabalha o juiz federal Sérgio Moro.

O tour passa pela Procuradoria da República, Universidade Federal do Paraná (UFPR) — onde Sérgio Moro é professor — a sede da Polícia Federal no Santa Cândida, Justiça Federal e o Complexo-Médico Penal em Pinhais, para onde foram encaminhados alguns dos presos da Lava Jato. Ainda, o turista pode escolher visitar a exposição Obras Sob Guarda do MON, no Museu Oscar Niemeyer, onde 26 das 600 obras apreendidas pela operação estão expostas.

O passeio que dura entre três e quatro horas pode ser realizado em qualquer data com agendamento prévio. A agência aconselha saída às 8h30, mas também é possível sair às 13h30, em até 10 pessoas em carro ou van (dependendo do número de pessoas). O passeio custa de R$ 150 a R$ 340 por pessoa. O roteiro termina em hotel de preferência do turista no Centro.

Segundo Bibiana, o tour recebeu resposta positiva e já tem pedidos de reserva para junho e setembro. Mas alerta que os passeios são todos externos, já que não é possível levar os turistas para dentro das instalações onde acontecem as investigações da Lava Jato.