Nasa

Agência Espacial Americana vai avaliar projeto da UFPR Litoral

Uma equipe do Projeto Globe Brasil - parceria entre a Nasa, a UFPR e a Agência Espacial Brasileira envolvendo professores e alunos de escolas públicas do Litoral na coleta de dados sobre o mosquito Aedes aegypti - estará no Paraná, na quinta e sexta-feira (dias 22 e 23), para cumprir duas missões importantes.

A primeira delas será fazer uma avaliação do primeiro ano do projeto de coleta de dados sobre o Aedes aegypti. No mesmo local, haverá a premiação dos projetos dos estudantes que venceram a Feira Virtual de Ciências do Globe. O encontro será no dia 22, às 14h, na sede do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá (Rua Baronesa do Serro Azul, 1027 - João Gualberto)
O Globe (sigla em inglês para Programa Global de Aprendizagem e Observações em Benefício do Meio Ambiente) objetiva promover o interesse pela ciência, formar cidadãos conscientes em relação ao meio ambiente e apoiar professores no trabalho com temas relacionados.

Globe Brasil
O Projeto Globe Brasil foi lançado, em maio do ano passado, na sede do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, em Paranaguá. No total, envolve 25 escolas de Paranaguá e de outros municípios do Litoral. O mesmo projeto será desenvolvido também em São José dos Campos (SP) e na cidade do Rio de Janeiro.

Na UFPR, o responsável pelo programa é o professor-doutor Rodrigo Reis, do Programa Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral (LabMóvel Setor Litoral). Os dados coletados são colocados em uma plataforma administrada pela Nasa e ficam à disposição da comunidade internacional.

Os colégios participantes da campanha receberam um kit para desenvolver o trabalho. Os professores capacitados se comprometeram a coletar dados com seus estudantes sobre a larva de mosquito a cada 15 dias, durante 5 meses, utilizando um aplicativo para dispositivos móveis desenvolvido pela Nasa.

Estarão em Paranaguá para participar do encontro com os professores e alunos duas representantes do programa Globe/Nasa (incluindo a coordenadora mundial do projeto do Mosquito Aedes no Globe) e a representante do Globe no Brasil (da Agência Espacial Brasileira - AEB).

No dia 23, eles estarão no Setor Litoral da UFPR (Rua Jaguariaíva, 512, em Caiobá/ Matinhos) para apresentar o projeto a gestores da saúde do Litoral do Paraná. Terão, ainda, reunião com pesquisadores da UFPR para trocar experiências e debater colaborações futuras.