Os brasileiros interessados em realizar sua pesquisa na França devem aproveitar as próximas semanas para enviar as candidaturas. No catálogo de escolas doutorais do Campus France Brasil — uma agência governamental francesa — , é possível acessar mais de 1 500 chamadas abertas para doutorado pleno, pós-doutorado e estágio de mestrado nas mais diversas áreas. A maior parte das ofertas prevê financiamento via contrato doutoral ou bolsa de estudos.

Para verificar os pré-requisitos e a data limite de inscrição, é preciso acessar o site www.brasil.campusfrance.org. Os critérios de seleção, assim como documentos necessários e nível de idioma, variam conforme a proposta ou escola doutoral. Eventualmente, as escolas permitem que as teses sejam escritas em inglês e algumas ofertas impõem a nacionalidade dos candidatos como critério

Além de acessar as vagas existentes (disponíveis na aba “ofertas”), os pesquisadores também podem conhecer as diferentes linhas de pesquisa das escolas e enviar um projeto espontaneamente para doutorado pleno, doutorado sanduíche ou cotutela.

Doutorado na França
A França investe 48 bilhões de euros por ano em pesquisa, ou seja, 2,24% de seu PIB. Existem 270 escolas doutorais ligadas a 2500 laboratórios de pesquisa públicos espalhados por todo o país. No total, 42% dos doutorandos que inscritos nestas instituições são estrangeiros

O doutorado é o mais alto diploma emitido pelas universidades francesas e pode ser concluído em três anos. A taxa de inscrição no doutorado na França é de 380 euros por ano

Financiamento para pesquisas
Existem inúmeros mecanismos de financiamento disponíveis para doutorandos internacionais. Em algumas escolas doutorais, é obrigatório um financiamento mínimo para o ingresso. Uma ferramenta útil para a busca de financiamento é o catálogo de bolsas do Campus France Brasil, onde constam 83 bolsas disponíveis para brasileiros

Os doutorandos também podem verificar junto à escola a possibilidade de estabelecer um contrato doutoral, quando a própria escola assina um contrato de trabalho com o pesquisador. Outras instituições que podem assinar contratos são a Agência Nacional de Pesquisa ou órgãos franceses de pesquisa (Cnes, CNRS, CEA, entre outros).

Os doutorandos ainda podem buscar financiamento junto a empresas ou União Europeia.

Frech + sciences: cursos de imersão científica e linguística
Os que desejam conhecer os setores de ponta da pesquisa francesa, aprender o idioma e ainda estabelecer uma rede de contatos com laboratórios, empresas, cientistas e professores, podem participar dos programas de curta duração French + Sciences. Os programas, organizados pelo Campus France, são ministrados em inglês e têm duração de 4 semanas.

A programação, indicada aos que desejam estabelecer um primeiro contato com a pesquisa francesa, inclui conferências, debates, visitas técnicas, apresentação sobre oportunidades de estudos, tutoria acadêmica individual, aulas de francês e atividades culturais.

Campus France Brasil
Presente em mais de 110 países, Campus France é a agência governamental francesa responsável pela promoção do ensino superior, o acolhimento e a mobilidade internacional. A agência é ligada aos ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores. No Brasil, está vinculada ao Serviço de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França.

A agência Campus France Brasil oferece orientação personalizada e gratuita aos interessados em estudar na França e também centraliza o procedimento de candidatura para grande parte das universidades do país europeu. Atualmente, conta com escritórios em São Paulo, Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.