Franklin de Freitas

Para tentar evitar aglomerações, a Caixa está adotando medidas para reduzir o número de clientes nas agências bancárias, com o objetivo de reduzir os impactos da pandemia de coronavírus. Na agência da Praça Carlos Gomes, centro de Curitiba, um funcionário está na porta para limitar o número de pessoas dentro da unidade.

Por meio de nota, o banco informa que o atendimento aos clientes está sendo realizado normalmente nas agências, lotéricas e salas de autoatendimento. Os horários de funcionamento permanecem os mesmos. O banco, no entanto, recomenda a utilização dos canais remotos e digitais de atendimento, tais como: aplicativos para celular, Internet Banking, dentre outros, a fim de se evitar aglomerações nas agências e nas lotéricas.

Toda a rede de atendimento (agências, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui) foi instruída a afixar cartazes alertando os clientes de que o canal oficial com informações sobre o coronavírus é a página do Ministério da Saúde (coronavirus.saude.gov.br/). O banco publicou ainda orientações sobre o COVID-19 nos perfis de redes sociais e site institucional, assim como no Internet Banking.

Também em observância às orientações do Governo Federal para prevenção ao coronavírus, as atividades da Caixa Cultural foram interrompidas temporariamente. 

Ações Internas

A Ciaxa adotou, no final de fevereiro, ações de prevenção e orientação aos empregados e clientes sobre o COVID-19. Todos os empregados do banco receberam e-mail corporativo com orientações baseadas nas diretrizes divulgadas pelo Ministério da Saúde. Além disso, o banco disponibilizou materiais como cartilha e FAQ no Portal do Empregado, com esclarecimentos sobre o tema.

A Caixa está implementando um projeto que possibilita o trabalho remoto por até 30 dias, dependendo da atividade do empregado e conforme protocolo do Ministério da Saúde. As reuniões, pontos de controle e treinamentos presenciais foram substituídos por chats, vídeos ou audioconferências.

Empregados que fazem parte dos grupos de risco, como grávidas, doente crônicos e pessoas com mais de 60 anos, receberam orientações específicas.