No fim de semana passado, recebi quatro recados de analisandos pedindo adiantamento de sessão para a segunda. Não consigo. Segunda é um dos meus dias mais ocupados. O único dia da semana em que não faço ginástica sem culpa – em muitos outros, também não faço, mas aí me sinto um pouco culpada. É que na segunda, não cabe mesmo. Começo às 8h e vou até às 23h, com duas horinhas de almoço só. 

Uma das analisandas que me contactou riu da impossibilidade: “é que todo mundo tem mais coragem na segunda, né Rô? Todo mundo começa dieta, volta pra academia, pede demissão, liga para o ex, cancela o cartão no começo da semana”. Será? Daqui, de minha experiência de consultório, e da escuta que tento fazer em relação às minhas próprias escolhas – e escorregadas – eu não concordo não. Pra mim, todo mundo tem mais coragem no domingo, na hora de fazer os planos de começar a dieta, voltar para a academia, pedir demissão, ligar para o ex -que eu achei meio deslocado nessa lista, confesso -, cancelar o cartão. Se do domingo para a segunda, a lista vira vida real… Aí é que são elas.

Estamos a quase um mês de dezembro, esse domingo gigante, quando a gente desenha uma lista enorme de afazeres para ‘o próximo ano’, a maior segunda de todas. E fiquei aqui pensando nessa fantasia de controle que é planejar 365 dias. Uma vida, quase. Tanto este ano quanto o que passou foram a ilustração perfeita do quanto a gente não dá conta de desenhar os acontecimentos. Por outro lado, foi preciso traçar rotas, tomar grandes decisões, e pequenas também (vou ou não vou, faço ou não faço), isso tudo em meio a um grande não saber, talvez o mais impactante vivido por nossa geração. E se você está me lendo agora, é porque sobreviveu a tudo isso. Fez as suas escolhas, decidiu se, na esquina, dobrava para um lado ou para o outro.

Então, pelo menos um pouquinho, pelo menos a direção, mesmo que sem o mapa completo, podemos planejar. Devemos. Desde que, a partir da certeza de que alguma necessidade de mudança nos encontrará pelo caminho. Tudo isso pra te fazer um convite. Tem uma semaninha de outubro ainda, use ela pra planejar. Faça de novembro a sua segunda, por que não? Daquela lista da minha analisanda, a única coisa que não dava pra fazer no domingo era cancelar o cartão. Até a demissão dava pra pedir por e-mail, não é?

Vocês sabem, tanto quanto eu, que esse deixar pra amanhã é truque nosso.  Então, bora novembro de vida nova, quem topa? Boa semana (de planejamento), queridos.

 

https://www.facebook.com/roberta.dalbuquerque  
https://www.instagram.com/robertadalbuquerque/