Conteúdo Sustentável

Agosto foi o mês com maior número de queimadas em 2020

Imagem querimada em Rondônia
Imagem querimada em Rondônia (Foto: Bruno Kelly)

Apesar da criação do Conselho da Amazônia e da promessa de maior controle no bioma, por parte das Forças Armadas, agosto de 2020 repetiu a tragédia vivida em 2019, com um pico dramático no número de focos de fogo. 

Dos 44.013 focos de queimadas registrados no acumulado de 2020, 29.307 ocorreram entre 1o e 31 de agosto – o que representa 66,5% do total.  O número ficou bem próximo daquele registrado durante os 31 dias de agosto de 2019: 30.900 focos.  

No caso do Pantanal, a situação é ainda mais dramática: houve um aumento de 220% no número de focos de incêndio de 1 de janeiro a 31 de agosto. De acordo com o Inpe, foram 10.153 focos de calor; nesse mesmo período de 2019, foram contabilizados 3.165 focos.


Requalificação do Rio Bacacheri Mirim vai impedir novas enchentes em Curitiba 

Um dos principais problemas enfrentados por moradores do bairro Tingui e do Bacacheri, ambos em Curitiba, está perto de uma solução definitiva. Dia 30 de junho começaram as obras de requalificação do Rio Bacacheri Mirim, que causava transtorno com as constantes enchentes na região da Rua José Gildo Beleski.

Serão investidos mais de R$ 5 milhões na obra. O projeto inclui  trabalhos de perfilamento em 320 metros - alargamento da calha e o rebaixamento do fundo do rio, além da recomposição das suas margens e taludes, que  ganharão estruturas de contenção.

O problema foi levantado em uma Audiência Pública na regional do Boa Vista, no final de 2018. Desde então o pleito foi acolhido pelo vereador Bruno Pessuti, que trabalhou pela demanda com a Prefeitura de Curitiba.


Saiba como plantar tomilho 

O tomilho carrega no nome, derivado do grego Thymus, o significado de coragem, e por este motivo, na idade média, era ofertado aos cavaleiros antes de suas batalhas.

O Tomilho é muito utilizado em diferentes receitas, como de carnes vermelhas e brancas, conservas, molhos, legumes em gerais, saladas e até para aromatizar vinagres, seja ele ao natural, ou com suas folhas secas que acentuam seu sabor.

Já na hora do cultivo a planta prefere sol direto de pelo menos 4 horas diárias, não é tão exigente quanto a rega, podendo esperar seu substrato estar quase seco por completo para que faça a próxima rega, e são bastante tolerantes ao vento, sendo uma ótima opção para varandas. Importante manter seu substrato/solo adubado mensalmente com seu adubo orgânico de preferência.

Em caso de plantio em vasos ou jardineiras, que aliás o Tomilho vai super bem, não se esqueça de fazer o plantio com uma camada drenante para evitar encharcamento das raizes, e escolha suportes com no mínimo 30 cm de diâmetro, pois além de uma planta de ciclo de vida longo, também tem a característica de se espalhar sobre a superfície, assim como o hortelã. 


Novo sistema do Ibama dará mais rapidez e transparência no processo de licenciamento ambiental 

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) acaba de lançar o Sistema de Gestão do Licenciamento Ambiental Federal, conhecido como SisG-LAF. O sistema torna o procedimento dentro do órgão mais rápido e transparente, facilitando, assim, a visualização do andamento das etapas que devem ser cumpridas, seja pelo Ibama, pelos órgãos envolvidos ou pelo próprio empreendedor.

A ferramenta, desenvolvida em conjunto com o Ministério da Economia, tem como finalidade: promover a gestão das demandas dos processos de licenciamento ambiental em âmbito federal, além de informatizar e automatizar os serviços oferecidos.

De acordo com o diretor de licenciamento ambiental do Ibama, Jônatas Souza da Trindade, os responsáveis do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), do Ministério da Saúde e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foram cadastrados no SisG-LAF e receberão, via sistema, as demandas do licenciamento de empreendimento ou qualquer atividade que afete o bem tutelado pelo órgão/instituição, devendo se manifestar também pela ferramenta.