Franklin de Freitas

A Sanepar já captou quase 1 bilhão de litros de água da Pedreira do Orleans, em Campo Magro, reforçando a Barragem do Passaúna. O volume é suficiente para o abastecimento de cerca de 80 mil pessoas. Desde que implantou a captação, no início de julho, a Sanepar tem captado 150 litros por segundo e a situação permitiu uma ‘descoberta’ na região: foi encontrado no local um ônibus “abandonado”, que foi localizado nesta semana e estaria junto de equipamentos especiais para curso de mergulho. 

Essa é mais uma medida adotada pela Companhia para mitigar os efeitos da estiagem severa que tem impactado no abastecimento da Região Metropolitana de Curitiba. A Sanepar implantou rodízio no fornecimento de água em março na Região Sul. Em maio, o rodízio foi estendido para todos os moradores de Curitiba e parte das cidades da Região Metropolitana. Em agosto, o modelo foi intensificado, com 36 horas com água e 36 horas sem água.

Além do rodízio, a Sanepar implantou uma série de captações alternativas de água para compensar a falta de chuvas que está abaixo da média há mais de um ano. Nesta quarta-feira (23), o índice das barragens que compõem o Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitano (SAIC) está em 30,51%.

“Cada gota conta neste momento em que as chuvas não são suficientes e precisamos abastecer a população”, afirma o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky.

A água captada na Orleans é lançada a 200 metros no Rio Passaúna que segue até a barragem e depois é tratada na Estação Passaúna.

Orleans – A Sanepar já retirou da Pedreira Orleans 58% do volume total, estimado em 1,7 bilhão de litros. A captação deve prosseguir nos próximos 60 dias, quando deve ser esgotada a água do local. Durante a captação, a pedreira vai revelando alguns equipamentos, como um ônibus instalado lá para atividades de cursos de mergulho.