Dálie Felberg/Alep – Assembleia: Casa tem três CPIs na fila de espera

O líder do governo Ratinho Jr na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri (PSD), defendeu nesta segunda-feira (22) a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a suspensão do concurso para a Polícia Civil do Estado, no último domingo. As provas foram suspensas pelo Núcleo de Concursos (NC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), alegando falta de condições sanitárias que garantissem a segurança dos candidatos e aplicadores das provas. Eram mais de 300 locais de provas em Curitiba e região, e 106 mil candidatos. A suspensão foi comunicada às 5h42 do domingo, poucas horas antes do início das provas.

Bakri levantou a suspeita de que teria havido uma “sabotagem”. “Eu, pessoalmente, estou sentindo um cheiro de sabotagem. Cinco horas da manhã por na esteira problemas que podiam ser relatados anteriormente?”, questionou. “Proponho que entre na fila uma CPI para investigar esse caso”, defendeu o líder governista.

O parlamentar considerou “incompetência, inconsequência ou má-fé” a decisão tomada pelo Núcleo de Concursos da UFPR. “Até para não prejulgarmos ninguém, uma CPI se faz necessária. E que seja comandada pelos deputados da segurança pública, que têm capacidade e competência investigativa para ajudar o Paraná nesse caso. Inclusive, é preciso entrar em contato com a UFPR a respeito do concurso da Polícia Militar marcado para o mês que vem, para que não siga o mesmo caminho”, afirmou Bakri.

Para o concurso da Polícia Civil, estão abertas 400 vagas, sendo 50 para delegado, 300 para investigador e 50 para papiloscopista. O governo do Estado anunciou que deve entrar com processo administrativo por quebra de contrato contra o NC-UFPR, cuja atuação foi considerada “inaceitável” e “desrespeitosa” pelo governador.

Fila

Atualmente, apenas uma CPI está instalada na Assembleia – a que foi criada para investigar denúncias de irregularidades envolvendo Organizações Não-Governamentais (ONG) do Estado. Outras três estão aguardando serem instaladas: a das Bombas de Combustíveis; da Mineração e Barragens; e a do Transporte Coletivo. Pelo regimento interno da Casa, no máximo cinco CPIs podem funcionar simultaneamente. Em tese, portanto, uma CPI para investigar a suspensão do concurso poderia ser instalada imediatamente.

Durante a sessão, vários deputados criticaram o Núcleo de Concursos da UFPR pela suspensão das provas. O deputado Do Carmo (PSL), juntamente com os deputados Requião Filho (MDB) e Rodrigo Estacho (PV) protocolaram pedido de informações ao secretário da Administração e Previdência, Marcel Micheletto, sobre a suspensão da prova.