Luiz Costa/SMCS

O bom desempenho em campo e os gols marcados no Tatuquara, durante as aulas gratuitas do programa Escola+Esporte=10 (EE10), levaram o garoto Rodrigo Azevedo Tiago, 11 anos, ao Coritiba. Desde o início deste mês, o garoto integra o time de futsal sub-11 da equipe profissional. O EE10 é o programa de contraturno oferecido pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e já revelou vários talentos esportivos.

“Meus irmãos me influenciaram a jogar bola, desde que eu era mais novo. Eu também gostava de jogar com meus amigos na rua, aprendi a fazer alguns dribles e ficava até umas 20h brincando”, contou Rodrigo animado. Terezinha de Jesus Azevedo, a mãe, conta que não cabe no peito a emoção de ver o filho dando um grande passo tão novo. “O sonho dele é jogar bola e eu acredito que isso pode proporcionar um futuro melhor para ele”, disse Terezinha.

A rotina da família mudou bastante com o inicio dos treinos. Sempre que possível, ela, o pai e os outros dois irmãos mais velhos de Rodrigo o acompanham até o centro de treinamento do Coritiba, no Prado Velho. “As vezes eu fico trabalhando, mas o pai dele e o irmão sempre dão um jeito de acompanhar ele no treino”, contou Terezinha, que trabalha como doméstica.

A mãe também reconhece que o apoio dos professores da Smelj foi fundamental nessa conquista. “Eu acho muito importante o trabalho deles, porque não são todos que conseguem pagar uma escolinha de futebol", disse.

Rodrigo Azevedo está apenas na sexta série e pretende continuar com os estudos, respeitando um dos pilares do projeto EE10 de combinar a prática esportiva com a educação.

A seleção

A conquista veio com esforço e dedicação. Nesse caminho, Rodrigo Azevedo teve o incentivo de pessoas que sempre acreditaram em seu potencial. Uma delas é Alexandre Escote, professor da Smelj no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santa Rita, no Tatuquara. Escote dá aula de esportes para cerca de 140 alunos. A maioria de escolas públicas da região.

O professor conta que Rodrigo começou neste ano a fazer as aulas e desde o início mostrou ser um jogador diferenciado. “Ele é uma criança muito educada, tem uma postura muito boa, parceiro, além de ser bem comprometido e atento”, disse.

EE10

O Escola+Esporte=10 (EE10) é um programa de iniciação esportiva que é feito nas dez Administrações Regionais de Curitiba e promove o esporte comunitário gratuitamente para crianças e jovens.  Dentre as modalidades estão natação, vôlei, basquete, lutas, dança, atletismo, ciclismo, futsal, handebol, ginástica e esportes de raquetes.

O diretor de Esporte da Smelj, Carlos Pijak, conta que o EE10 vai além do objetivo esportivo e abrange também a questão social. “Um dos focos mais importantes do projeto é a prática esportiva aliada com a educação”, explicou Pijak. 

“O intuito da Prefeitura é a inserção esportiva, não queremos formar times de campões, queremos dar oportunidades para que essas crianças possam sonhar em conseguir algo melhor na vida”. Pijak conta que além da questão esportiva, as ações contribuem para uma melhor saúde da criança e o convívio social.

Nos últimos anos, a Smelj fez uma evolução com a criação do Projeto Seleção de Desempenho. Essa é uma transição que busca dar oportunidades para que jovens tenham condições de vislumbrar a carreira esportiva de forma mais específica.

Entre as modalidades que apresentam o novo projeto estão ginástica, corrida de orientação, vôlei de praia, basquete, futebol de cinco, atletismo e futsal. A partir de 2019, as modalidades de vôlei, judô e natação também passarão a integrar o novo projeto.

O EE10 atende mais de 10 mil crianças em toda a cidade e conta com parcerias como Sesc, Leões do Vôlei, ações conveniadas e diretamente com a atuação de professores dos Centros de Esporte e Lazer (CEL) e do projeto Maestro da Bola.