Alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), membros do projeto de extensão “APA do Iraí”, promovem nesta quinta-feira (27) uma atividade de educação em saúde na aldeia indígena Araçá I, localizada em Piraquara, região metropolitana de Curitiba.

O grupo aplicará os procedimentos técnicos necessários para a saúde dos animais, a fim de identificar a situação sanitária dos cães, além de de levar informações sobre doenças, guarda responsável e higiene. Os alunos irão coletar sangue, fezes e água. Também será aplicado questionário epidemiológico para cada animal.

Serão ministradas palestras a respeito dos seguintes temas: zoonoses (raiva, toxoplasmose e leptospirose); bem-estar animal; guarda responsável; importância da higiene com os animais; e cuidados com o lixo.

A atividade é realizada em parceria com a Diretoria de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, a Prefeitura de Piraquara e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

A comunidade indígena Araçá I está localizada no entorno da Barragem Cayuguava, considerada área de proteção ambiental, o que restringe diversas atividades cotidianas da cultura indígena e estabelece uma relação de maior preocupação no que diz respeito à proteção dos mananciais de abastecimento público, preservação da floresta atlântica e qualidade de vida aos indígenas.

A aldeia é constituída por cerca 18 famílias, num total de 75 pessoas, que têm interesse em monitorar a saúde dos animais que vivem na aldeia e planejar futuras esterilizações para o seu controle na comunidade.