Publicidade
'Odeio segunda-feira"

Esta segunda-feira é o dia mais baixo-astral do ano; veja por quê

(Foto: Agência Brasil)

Esta segunda-feira (20) é considerada o dia mais triste do ano. Ao menos em uma teoria do psicólogo galês Cliff Arnall, que já caiu no gosto popular.

Segundo Arnall, a terceira segunda-feira do ano acumula as despesas do fim do ano anterior, mais os impostos do começo do ano em vigência, a volta ao trabalho após um período de descanso e a perspectiva de mudanças para o ano, fatores que baixam o astral. Arnall ainda soma o frio do inverno no hemisfério norte – algo que, contudo, não ocorre no Brasil.

O pesquisador chegou até a elaborar uma equação matemática para a data: [W+(D-d)]xT/MxNA. Na fórmula, “W” é o clima, “D” é o salário, “d” a dívida, “T” o tempo desde o Natal, “M” o baixo nível motivacional e “NA” a necessidade de tomar medidas.

Na Inglaterra, pesquisadores contestam a data. Veículos de imprensa afirmam que o estudo de Arnall foi encomendado por uma empresa de turismo para criar uma data para vender passagens a preços promocionais. E agências de checagem de fatos descartam a veracidade da teoria. Mas o dia, chamado na Inglaterra de “Blue Monday” (segunda-feira triste), caiu no gosto popular.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES