Divulgação – “Uma Frase Para Minha Mãe” terá apresentações gratuitas no Festival de Curitiba

Ana Kfouri atua e dirige o monólogo ‘Uma Frase Para Minha Mãe’, criado a partir de textos do escritor francês Christian Prigent, com colaboração artística de Márcio Abreu, um dos curadores do Festival de Curitiba 2019. Serão duas apresentações gratuitas na Casa Hoffmann, dia 01 de abril às 15 horas e 02 de abril às 19 horas. O ingresso deve ser retirado na bilheteria uma hora antes da apresentação.

Com mais de 40 anos de teatro de performance e estudos cênicos que combinam gestuais, postura dramática e fragmentos de textos, Ana Kfouri idealizou ‘Uma Frase Para Minha Mãe’ ao conhecer a obra do escritor, poeta e crítico literário francês. “Senti quase imediatamente uma espécie de chamamento para levar à cena aqueles textos potentes e poéticos”, conta ela.

A peça é um instrumento para dar continuidade à sua pesquisa cênica, que pensa a palavra e o corpo como campos de forças em tensão e em relação. “Prigent é um autor que trabalha fora do campo da representação”, explica Ana. “Não há uma condução psicológica do que está sendo dito, então o ator performer precisa se desapegar de um desejo de entender as palavras, no sentido de colocá-las como algo a ser controlado, decifrado e transferido para o outro (público)”, analisa a artista.

O tradutor e adaptador Marcelo Jacques de Moraes fez um recorte do texto original de ‘Uma Frase Para Minha Mãe’, definido pelo próprio autor como “um longo ‘lamento bufo, em que o eu-narrador relata sua descoberta do mundo e da linguagem a partir de sua relação com a mãe. Em busca de uma língua, contra a língua, mas com a língua, eis uma fórmula que talvez sintetize com precisão o que seja o trabalho poético de Christian Prigent”, conclui Moraes.

Um convite feito do próprio tradutor possibilitou Ana Kfouri conhecer Prigent, durante o Colóquio Internacional Poesia e Interfaces,

Serviço
Dia: 01 de abril às 15 horas e 02 de abril
Onde: Casa Hoffmann –
Ingressos: gratuitos retirados uma hora antes da apresentação na bilheteria