Seção Saúde

Anestesiologia: essencial para setor cirúrgico, profissão pode ser alternativa na área médica

(Foto: Pixabay)

A anestesiologia é a prática da medicina dedicada ao alívio da dor e ao cuidado total do paciente cirúrgico antes, durante e após a cirurgia. Sendo assim, o anestesiologista desempenha um papel importante no processo cirúrgico e é responsável por administrar a anestesia e monitorar os sinais vitais durante todo o procedimento médico.

Esses profissionais médicos são especialmente treinados para usar anestesia em pacientes antes e durante vários procedimentos médicos e cirurgias. Os anestésicos utilizados, variam muito e podem incluir agentes entorpecentes leves à anestesia geral, portanto, os anestesiologistas trabalham em equipe com outros profissionais médicos, incluindo médicos, cirurgiões, tecnólogos cirúrgicos e enfermeiros.

Fazer um bom curso de anestesiologia online pode ser uma boa alternativa para manter os conhecimentos sempre atualizados em assuntos como: anatomia, fisiologia e farmacologia respiratória, anestesia venosa, equilíbrio hidroeletrolítico, bloqueio neuromuscular, entre outros.

Para atuar nesse segmento, os profissionais devem ser amplamente treinados não apenas em anestésicos, mas também em farmacologia, áreas diretamente relacionadas à administração de anestesia a pacientes e monitorá-los durante a cirurgia.

Além disso, devem saber como monitorar a pressão arterial, as vias aéreas e as taxas de respiração de um paciente, bem como sua saúde pulmonar e cardiovascular ao longo de um procedimento médico. Se alguma dessas áreas vacilar, o anestesiologista deve saber como reanimar o paciente ou usar outros meios para garantir que o paciente retorne à saúde.

Por isso, tornar-se um anestesista requer vários anos de educação e treinamento. No Brasil, além da especialização na área, é preciso adquirir uma certificação da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, chamado Título Superior de Anestesiologia (TSA).

Depois de certificados, os anestesiologistas podem trabalhar em uma variedade de ambientes, incluindo hospitais, consultórios médicos particulares, clínicas, centros cirúrgicos ambulatoriais ou em instituições acadêmicas ou médicas ensinando estudantes de anestesiologia.