Um canil foi notificado pela prefeitura de Curitiba nesta segunda-feira (23) por criação e venda ilegal de animais. No local, a Rede de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente encontrou 119 cães de onze raças, sendo 58 filhotes, encontrados em situação precária de alojamento e sem acompanhamento de um responsável técnico.

O local foi descoberto graças a uma denúncia de maus tratos contra animais ao número 156 da Prefeitura de Curitiba. O canil funcionava no bairro Boa Vista. Este lugar é ilegal porque a criação comercial de animais em Curitiba é proibido pela lei 13914/11″, afirma o diretor do departamento de pesquisa e conservação da Fauna, da Secretaria de Meio Ambiente, Alexander Biondo.

Além dos animais em situação precária, foram encontradas cadelas prenhas e uma que, ainda manchada com sangue devido ao nascimento recente de seus três filhotes, ajudaram a configurar a prática do delito. Outros animais foram encontrados com tumor nos olhos, desnutridos, em local sem condições de higiene e sem acompanhamento de um médico veterinário. Os animais encontrados eram de raças como Lhasa Apso, Shitzu, Yorkshire, Pug, Beagle entre outros além de rotweillers adultos.

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente acompanhou a ação e o proprietário do estabelecimento foi levado à Delegacia para a lavratura de um termo circunstanciado pela prática de abuso e maus tratos aos animais. Além disso, a Rede de Proteção Animal lavrou duas multas no valor de R$ 100 mil cada por maus tratos e também pelo comércio ilegal de cães. O destino dos cães não havia sido definido até o início da noite de segunda.

O local também foi vistoriado pela fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo que constatou o desvirtuamento do ramo previamente liberado. O estabelecimento tem alvará para funcionar como petshop.

Participaram da fiscalização a Rede de Proteção Ambiental, Guarda Municipal de Curitiba e Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.