A festa foi anteontem, com direito a bolo de 600 quilos, show de Elba Ramalho e Alceu Valença com a Orquestra Sinfônica Arte Viva, de São Paulo, e a presença de mais de 35 mil pessoas no Parque Barigui. Mas a data comemorativa, oficialmente, é hoje. Foi no dia 29 de março que o capitão-povoador Matheus Martins Leme, ao coroar os apelos de paz, quietação e bem comum do povo, promoveu a primeira eleição para a Câmara de Vereadores e a instalação da Vila, como exigiam as Ordenações Portuguesas. Estava fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, o embrião que viria a se tornar Curitiba.

Em 323 anos muita coisa mudou, como o nome da cidade, hoje Curitiba — a mudança que veio em 1721, com a visita do ouvidor Raphael Pires Pardinho. De uma pequena e pobre vila esquecida pelos governantes da Capitania de São Paulo, Curitiba tornou-se uma das maiores capitais do Brasil e referência internacional em urbanismo e ecologia. Chegou, inclusive, a ser capital do Brasil por três dias durante a ditadura militar. Ademais, é aqui que fica uma das mais belas obras arquitetônicas do mundo, o Museu Oscar Niemeyer.

São muitas as históridas, diversas as lendas, insaciáveis as curiosidades. Listamos alguns aspectos que o leitor pode desconhcer sobre a Cidade Sorriso. Ou ainda Cidade Modelo, Capital Ecológica, Capital das Araucárias — esta última, aliás, a definição mais correta.

Por exemplo, há quem diga que o famoso Museu Oscar Niemeyer, popularmente nomeado Museu do Olho, na verdade é um pinheiro do Paraná estilizado, ideia defendida até em tese de doutorado.

Também pouco conhecido, Curitiba tem uma calçada da fauna, semelhante à calçada da fama de Hollywood, onde artistas consagrados deixam suas impressões no cimento. A calçada da fauna, no caso curitibano, tem as pegadas de animais típicos da região, e fica no Museu de História Natural, no Capão da Imbuia.

Data

Antes, é preciso fazer um esclarecimento. Afinal, qual a data a se comemorar: 29 de março ou 8 de setembro? Afinal, o primeiro é apenas feriado facultativo, o segundo, obrigatório. 

Em verdade, a data foi criada por meio de um projeto de lei de autoria do historiador Romário Martins, também criador do brasão da cidade. A escolha, como já explicado, se deu pelo fato de ter sido nesta data, em 1668, que Mateus Leme promoveu a primeira eleição para a Câmara de Vereadores e a reinstalação do pelourinho da cidade, que ficava onde hoje é a Praça José Borges de Macedo. Esse, portanto, foi oficialmente o marco inicial da Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Já o feriado de 8 de setembro é uma homenagem à padroeira Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. O feriado religioso, inclusive, é comemorado desde a época colonial e virou lei em 1967, quando a Câmara dos Vereadores decidiu que a data deveria ser feriado municipal. Vale ressaltar, no entanto, que embora seja um feriado religioso, a data acabou ganhando uma dimensão mais ampla, já que está ligada à história da cidade.


 As dez coisas que você não sabia sobre Curitiba

1) Museu do Olho ou da Araucária?

O Museu Oscar Niemeyer, conhecido popularmente como Museu do Olho, na verdade pode ser uma araucária. Projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, ele quis representar um olho, mas com um símbolo do Paraná: a araucária. O olho, portanto, é na verdade a silhueta da árvore (como o próprio Niemeyer afirmava). Ainda assim, há quem rejeite a hipótese tanto do olho quanto do pinheiro, afirmando que o prédio lembra uma bailarina em um dos seus movimentos mais belos.

2)  Extra! Curitiba já foi a capital do Brasil

O ano era 1969. Vigorava a ditadura militar, que poucos meses antes havia promulgado o famigerado Ato Institucional nº 5, que deu poderes quase absolutos aos militares. Nesse clima de tensão, Curitiba tornou-se a capital brasileira por três dias, entre 24 e 27 de março. Segundo Gerad Hajar, membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro do Paraná, isso aconteceu pelo fato de a esposa do presidente linha dura Costa e Silva, Yolanda Barbosa, ser curitibana

3)  Curitiba não é Inglaterra, mas tem rua de mão invertida

O Código de Trânsito Brasileiro determina desde 1928 a circulação de carros pelo lado direito da via (a chamada mão francesa). Curitiba, porém, possui vias com mão invertida, conhecidas como mão inglesa (onde os carros trafegam pelo lado esquerdo). Segundo a Prefeitura, oito ruas da cidade possuem mão invertida, uma no Centro (Rua Conselheiro Laurindo, entre as ruas Treze de Maio e Carlos Cavalcanti), três no Bigorrilho, e outras no Boqueirão, Seminário, Água Verde e Campina do Siqueira.

4) Capital ecológica com água suja

Curitiba é (ou já foi) conhecida como a Capital Ecológica, principalmente por conta de sua densa área verde. Mas quando se trata de água, a cidade ainda tem muito o que melhorar. Mais de 80% dos rios e lagos estão degradados, assim como a maioria das fontes de água. O recomendado, inclusive, é que a população evite consumir água de bicas, já que é uma água que não recebe tratamento e vulnerável à contaminação. A fonte do Bosque Gutierrez (foto) tem um aviso bem explícito.

5) Calçada da fama dos animais no Museu de História Ambiental

O Museu de História Natural, localizado no bairro Capão da Imbuia, possui, logo na entrada, uma Calçada da Fauna. A obra, uma alusão à Calçada da Fama, consiste em mais de 50 blocos de concreto onde estão gravados as marcas das patas de uma série de animais da nossa fauna. As crianças, obviamente, adoram o local. Além disso, dentro do bosque, segundo Francisco Cardoso em seu livro “Árvores de Curitiba”, está a árvore mais velha da cidade, uma imbuia cuja idade pode passar de mil anos

6) Jardins geométricos do Jardim Botânico

Cartão postal de Curitiba, o Jardim Botânico chama a atenção por conta de seu jardim geométrico sempre bem cuidado. O que poucos sabem/notam, porém, é que esses jardins, ao que tudo indica, foram inspirados na bandeira de Curitiba. Com uma visão aérea pode-se facilmente notar a semelhança

7) História e significado da bandeira de Curitiba
A bandeira tricolor de Curitiba, um dos símbolos oficiais do município, foi adotada em 1967. As faixas brancas com frisos vermelhos indicam o poder municipal, enquanto as oitavas verdes correspondem às propriedades rurais que existiram no território municipal à época da criação da bandeira. O brasão colorido representa o governo municipal, composto pelos poderes executivo e legislativo, além da comarca. Ele foi criado em 1903 por Romário Martins

8) Primeiro prédio giratório do mundo

O edifício Suite Vollard, no Mossunguê, foi lançado em novembro de 2004, tornando-se o primeiro com apartamentos rotatórios no mundo, e que ainda possuía equipamentos ativados por comando de voz, como controle de temperatura, luz e a própria movimentação da unidade, que poderia ser para esquerda ou para a direita. A torre, porém, nunca chegou a ser habitada

9) A Capital das bibliotecas

No começo deste ano, Curitiba foi laureada com um prêmio internacional de design, o iF Design Award 2016, por conta das tubotecas presentes em dez estações-tubo da cidade. Antes disso, a Capital já era referência com relação à leitura, tanto que foi apontada no 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais como a capital com maior número de bibliotecas – 9,93 bibliotecas para cada grupo de cem mil habitantes

 

10)  Túneis secretos de Curitiba 

Curitiba tem ou teve diversos túneis secretos. Caso do túnel no bairro Vista Alegre, outro no Mercês e mais uns tantos espalhados pelo Centro da cidade. Sabe-se que foram utilizados entre o período da 1ª e 2ª Guerra Mundial, fazendo conexão entre igrejas e o antigo Concórdia. Já o do Mercês ainda povoa o imaginário curitibano: reza a lenda que um pirata britânico de nome Sulmmers, teria vindo morar nestas bandas e escondido seu tesouro em um dos túneis da região. Até hoje, porém, essas riquezas nunca foram encontradas