Franklin de Freitas

Os apartamentos chamados “especiais”, com 1 e 4 quartos, foram os imóveis residenciais usados que tiveram as maiores atualizações de preços em Curitiba nos últimos seis anos. Segundo dados do Instituto do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), do Secovi-PR, as correções foram de 21,8% para os apartamentos de 4 quartos e de 17,1% para as quitinetes, chegando a R$ 4.258,75 e a R$ 4.315,51 a média do metro quadrado por área total, respectivamente, em janeiro desse ano.

Essa atualização dos preços, que por vários meses chegou a ficar abaixo da inflação, ocorre em um momento de aumento da oferta de imóveis residenciais para venda em Curitiba. Os dados da pesquisa do Inpespar/Secovi-PR revelam que a oferta teve um aumento de 40,7% nos últimos seis anos, totalizando 24.795 imóveis residenciais disponíveis na capital paranaense.

“A grande quantidade de imóveis remanescentes de lançamentos tornou o imóvel usado um atrativo, por já possuir alguns itens como mobília e decoração, além de, em alguns casos possuir espaços maiores, o que tornou o mercado de usados muito competitivo”, analisa o fundador do Avalion, uma startup de avaliação imobiliária, Paulo Roberto de Oliveira.

Ainda assim, Oliveira diz que o cenário ainda é favorável para o comprador. “Os preços ainda estão muito atrativos e as constantes quedas das taxas de juros para financiamento imobiliário tornam a compra de um imóvel usado bastante interessante”, argumenta. Para quem quer vender, o fundador do Avalion recomenda observar os imóveis que estão à venda em sua região e analisar a concorrência. “A perspectiva de rentabilidade dos imóveis ainda é muito positiva, mas é importante lembrar que o imóvel é um investimento de longo prazo”, alerta.

Num mercado ainda bastante competitivo, estar com a documentação e as certidões do imóvel regulares é de suma importância. Isso, somado à precificação correta do imóvel, é essencial para o sucesso da negociação. Daí, segundo Oliveira, a importância de se realizar uma avaliação precisa do bem. “A falta de objetividade na elaboração das avaliações traz resultados nocivos ao próprio mercado, como distorção de valores e a baixa velocidade de vendas”, alerta.

Segundo o fundador do Avalion, as principais falhas desse processo de avaliação imobiliária residem na análise do imóvel, quanto ao método utilizado e à quantidade de amostras. Além disso, ele ressalta a importância do diálogo com quem contrata o trabalho para demonstrar o resultado de forma clara e objetiva.

Pensando em auxiliar imobiliárias e corretores de imóveis autônomos, foi criado o Avalion, um sistema online de avaliação imobiliária. O sistema funciona da seguinte forma: o usuário insere os dados do imóvel avaliando e o sistema encontra as amostras disponíveis dentro de um raio de pesquisa determinado, otimizando assim o tempo de pesquisa e a formatação do trabalho, que é entregue de forma personalizada, de acordo com o plano contratado.

“O sistema oferece velocidade, agilidade e confiabilidade na elaboração do laudo de avaliação imobiliária. Assim, compradores e vendedores podem ter a certeza de que o imóvel será negociado num valor real de mercado, oferecendo transparência e segurança à negociação”, argumenta Oliveira. Atualmente, o banco de dados conta com aproximadamente 1,8 milhão de imóveis que são atualizados a cada 15 dias. A startup, oriunda do mercado imobiliário, foi lançada em 2019.