Divulgação

A Secretaria Estadual da Educação (Seed) começou a transmitir aulas à distância para estudantes da rede pública de ensino, nesta segunda  (6). Para a disponibilização do conteúdo, o Governo aposta em três canais para a transmissão de aulas:  canal no Youtube, o aplicativo Aula Paraná, e uma parceria com a RIC TV para transmissão em rede aberta de televisão. O aplicativo já teve até a meia-noite de domingo (5) 307 mil downloads.

De acordo com a Seed, o aplicativo Aula Paraná não consome dados de 3G e 4G e pode ser acessado, inclusive, em celulares pré-pagos. “Estamos passando por um período excepcional que também exige medidas excepcionais. As aulas EaD são a solução que encontramos para que os estudantes do Paraná não tenham seu ano letivo prejudicado por conta do coronavírus. A equipe da Seed está trabalhando muito para que o conteúdo chegue com qualidade aos nossos alunos nesse momento tão difícil”, afirma o secretário Renato Feder.

Como acompanhar aulas pelo aplicativo
O Aula Paraná está disponível para ser baixado em celulares que utilizam o sistema Android e em aparelhos iOS. Para fazer o login, o aluno deve colocar seu número do Cadastro Geral da Matrícula (CGM) no campo “usuário”. Já a senha é a data de nascimento do estudante, no formato DDMMAAAA. Para os alunos que não se lembram de seus CGMs, será adicionada ao site da Área do Aluno a opção “recuperar CGM”. Além de acompanhar as aulas, os alunos poderão interagir com seus colegas e professores em tempo real, em um chat que funcionará como uma espécie de “sala de aula virtual”. A grade horária será atualizada semanalmente e pode ser acessada clicando aqui.

Como acompanhar as aulas na TV
As aulas também já podem ser acompanhadas em três canais diferentes de TV: um para os sextos e sétimos anos do Ensino Fundamental, outro para os oitavos e nonos anos e um terceiro para o Ensino Médio. Os números para sintonização seguem o padrão ponto 2, ponto 3 e ponto 4. Por exemplo: em Curitiba, a transmissão será nos canais 7.2, 7.3 e 7.4.A lista dos canais da RIC por cidade pode ser acessada aqui. As aulas serão transmitidas no mesmo horário tanto na televisão quanto no aplicativo.

Youtube
Confira as primeiras aulas disponibilizadas aos estudantes no Youtube:

6°: https://www.youtube.com/watch?v=hzyNPgFx4HI

7°: https://www.youtube.com/watch?v=uT6pUFOPtGc

8° ano (transmitido pela manhã): https://www.youtube.com/watch?v=s8HqJ2LhRy8

9° ano (transmitido pela manhã): https://www.youtube.com/watch?v=TX7fej6ESWM

1° ano do ensino médio: https://www.youtube.com/watch?v=iP8JitInvqU

2° ano do ensino médio: https://www.youtube.com/watch?v=jhG72Jm6mFE

3° ano do ensino médio: https://www.youtube.com/watch?v=111J8hv9wU4

Google Classroom
A SEED também fechou parceria com o Google Classroom, sistema de gerenciamento do Google voltado a escolas. Por lá, o aluno vai encontrar a descrição das aulas, links para documentos e materiais extras publicados pelos professores, links para o Google Forms (onde os professores poderão disponibilizar perguntas e enquetes) e links do YouTube das aulas já transmitidas. A previsão é de que nos próximos dias os estudantes comecem usar a solução, que está em fase final de implantação;