Reprodução/SMCS

Moradores de Curitiba que estão com viagem programada para locais que exigem comprovante de vacinação contra a covid-19 poderão, a partir de agora, emitir o “Certificado Digital de Vacinação Covid de Curitiba” diretamente pelo aplicativo Saúde Já Curitiba.

O documento, que serve como comprovante de imunização, terá certificação digital via QR Code, assegurando a veracidade das informações. Além disso, será possível realizar a emissão em três diferentes idiomas: Português, Inglês e Espanhol.

A atualização do aplicativo Saúde Já Curitiba está disponível na Play Store, para os celulares Android. Nos próximos dias, ficará disponível também para o sistema IOs, na App Store. Desde já, também é possível acessar pelo site da plataforma Saúde Já Curitiba www.saudeja.curitiba.pr.gov.br

“Lançamos a funcionalidade da carteira vacinal no nosso aplicativo em abril de 2018, pela importância do documento, e foi fundamental para agilizar a vacinação contra a covid-19. Agora, o Saúde Já também contribui para evitar transtornos no momento de organização das viagens”, afirma a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

O certificado de imunização contra a covid-19 está sendo exigido em pelo menos 19 capitais brasileiras; e também para viagens ao exterior, para entrar em alguns países. Até então, o documento emitido via aplicativo ConecteSUS era o único disponível. Mas, desde 10 de dezembro de 2021, quando o sistema do Ministério da Saúde sofreu um ataque hacker, abriu-se aos municípios a possibilidade da emissão de documentos digitais.

Curitiba já vinha disponibilizando por meio do aplicativo Saúde Já Curitiba uma Declaração de Vacinação, que atesta que o portador está em conformidade com o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. Agora, além desta declaração, com o Certificado Digital de Vacinação traz no documento dados específicos do portador sobre a vacina contra a covid-19.

Números
Até dezembro, o Aplicativo Saúde Já contabilizou 2,1 milhões de pessoas cadastradas e 50,3 milhões de acessos. O Saúde Já está disponível para aparelhos com sistema operacional iOS e Android.

PASSO A PASSO
Como emitir o Certificado Digital de Vacinação a partir do Aplicativo Saúde Já

1) Após fazer o login no Aplicativo Saúde Já, acesse a opção “Coronavírus”.

2) Na tela seguinte, clique na opção “Certificado Digital de Vacinação Covid de Curitiba”.

3) Escolha o idioma em que você deseja que o documento seja gerado. Há três opções: Inglês, Espanhol e Português.

4) O sistema vai gerar o documento com as vacinas recebidas pelo portador. No certificado, constará um QR Code, que valida a sua autenticidade. Ao final do documento, consta a declaração de que as informações constantes no documento são enviadas comprovadamente por meio de assinatura digital para a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), do Ministério da Saúde.

5) O documento pode ser compartilhado para um meio digital (e-mail, drive, bluetooth) que possa ser impresso posteriormente.