Franklin de Freitas – Urnas: à espera dos jovens

O número de eleitores de 16 e 17 anos cadastrados para votar neste ano registrou um verdadeiro salto no Paraná ao longo do último mês, com crescimento de 26,5% na comparação com fevereiro. Os dados foram compilados a partir das estatísticas oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e revelam que o contingente de jovens eleitores passou a crescer de forma considerável após a Corte eleitoral lançar campanha incentivando o cadastramento, à qual aderiram influenciadores e artistas como Anitta, Larissa Manoela e Whindersson Nunes.

Até fevereiro, 43.135 paranaenses com 16 ou 17 anos haviam tirado o título de eleitor, o equivalente a 13,9% da população dentro dessa faixa etária, estimada em cerca de 310 mil pessoas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já em março, o número de jovens cadastrados para votar neste ano chegou a 54.796, o que aponta para um crescimento de 27% na comparação com o mês anterior e revela, ainda, que 17,6% desse público já está apto para votar no pleito deste ano. Em janeiro, eram apenas 35.548 jovens com o título de eleitor (11,4% da população nessa faixa etária).

Na comparação com a eleição passada, a tendência é que se tenha um maior número de jovens eleitores participando do pleito no Paraná neste ano. Em 2020, 36.725 pessoas com idade entre 16 e 17 anos estavam aptas a votar, o que representou 11,7% dos 313 mil jovens no estado naquele ano.

Em eleições anteriores, contudo, o número de pessoas com 16 ou 17 anos com o título de eleitor e cadastradas para votar foi consideravelmente maior: 70.771 em 2018; 109.180 em 2016; e 78.862 em 2014.

A expectativa, portanto, é que no próximo mês o número de jovens eleitores cresça mais. Faltam seis meses para as Eleições de 2022, cujo primeiro turno está marcado para acontecer no dia 2 de outubro, mas o prazo para quem ainda não tirou o título de eleitor dar entrada no processo se encerra em 4 de maio. O voto para pessoas com 16 e 17 anos é facultativo.

Crescimento no Paraná supera a média nacional
O aumento de 26,5% no número de jovens eleitores no Paraná supera até mesmo a média nacional de crescimento no mesmo período (comparação de março com fevereiro), quando o número de pessoas com 16 e 17 anos cadastradas para votar teve aumento de 25,9%.

Ao final do segundo mês de 2022, 834.986 eleitores menores de idade haviam tirado o título de eleitor. Em março, já eram 1.051.184. Segundo o IBGE, o brasil tem cerca de 6,1 milhões de adolescentes dentro da faixa etária analisada. Logo, a porcentagem de eleitores desse grupo habilitados para votar gira em torno de 17%.

Câmara e TSE assinam termo para combater fake news
Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, assinaram ontem um termo de cooperação para combater a disseminação de notícias falsas, as fake news, durante as eleições deste ano. A assinatura ocorreu na residência oficial da Câmara e contou ainda com a participação do vice-presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes. Além do termo de cooperação também foi assinado um protocolo de intenções para o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral, formado por membros das duas instituições. O termo tem validade de 60 meses. No documento, o TSE e a Câmara ressaltam que as notícias falsas podem representar “risco a bens e valores essenciais à sociedade, como a democracia, bem como afetar de forma negativa a legitimidade e a credibilidade do processo eleitoral e a capacidade das eleitoras e dos eleitores de exercerem o seu direito de voto de forma consciente e informada”.