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Após dois meses de forte alta, as vendas dos medicamentos antiparasitários e anti-helmínticos, como a Ivermectina, registraram queda nas farmácias do Paraná no mês de agosto. Segundo dado do levantamento realizado pela Linx, líder e especialista em tecnologia para o varejo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (IBRE FGV), a quantidade do medicamento vendida caiu 81,3% na Grande Curitiba e 79,3% nos demais municípios do estado, em relação a julho deste mesmo ano. 

Segundo análise, a queda nas vendas ocorreu no mesmo período em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização do medicamento sem prescrição médica. Apesar da falta de comprovação científica, o remédio foi alvo de uma intensa busca no estado por ser considerado “preventivo” contra o novo Coronavírus e viu seu crescimento disparar. Em junho, as vendas haviam subido 349,7% em relação ao mês de maio, na Grande Curitiba, e 660,5% nos outros municípios. O ticket médio na região metropolitana em agosto de 2020 aumentou 22,7% em relação ao de 2019, totalizando pouco mais de R$ 55.

Brasil teve queda menor
No cenário nacional, a quantidade do medicamento vendida caiu 78,5% em relação a julho deste mesmo ano, após uma alta de 235% em junho, e 54% no mês seguinte. A classe mais vendida em agosto, com 13,7% de representatividade no volume total, foi a de antirreumáticos, como a Hidroxicloroquina, e antiinflamatórios não esteroidais, como o Ibuprofeno. Estes medicamentos reassumiram a liderança dos mais vendidos, já que no mês anterior figuravam em segundo lugar. A segunda posição em vendas do mês ficou com os analgésicos e antipiréticos, como Dipirona sódica e Paracetamol, com 12% de vendas. Fecham o top 3, com 11%, os contraceptivos hormonais. Quanto ao ticket médio nacional em agosto de 2020, o valor observado ficou na faixa de R$ 45, um crescimento de 21% em relação ao mesmo mês no ano anterior.
Os dados foram obtidos a partir da análise de mais de 6 milhões de produtos farmacêuticos, sendo mais de 13 milhões de notas de compra, comparando os três últimos meses de agosto.

Sobre a Linx
A Linx é uma empresa brasileira especialista em tecnologia para o varejo. Líder no mercado de software de gestão, com 45,6% de market share do mercado varejista, conforme atesta o IDC. Toda a expertise da Linx na jornada de compra é transformada em insights fundamentais para atingir o que os varejistas mais esperam: fidelizar seus consumidores e atingir resultados concretos e relevantes. Com capital aberto na B3 desde 2013, a Linx também se tornou a primeira empresa brasileira de software com capital aberto na NYSE, em 2019. A empresa possui mais de 3,5 mil colaboradores distribuídos entre sua sede em São Paulo, 15 filiais pelo Brasil e 5 países da América. Para saber mais, acesse https://www.linx.com.br/imprensa.