Após aumento de audiência, EI Plus pretende investir em mais partidas da seleção

Uma das novidades nas transmissões de jogos durante a pandemia do novo coronavírus foi a exibição das partidas da seleção brasileira no pay-per-view. A atração pode não ter agradado muita gente, que ainda reluta na ideia de pagar para ver um jogo, mas os canais envolvidos nas transmissões não tem do que reclamar.

O EI Plus, que passou os jogos como visitante do Brasil contra Peru e Uruguai, válidos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, celebra o momento e comemora marcas expressivas para o canal de streaming. A BandSports também exibiu o confronto contra os uruguaios, em Montevidéu.

Em entrevista ao Estadão, o diretor de Esportes da Turner Brasil, Diego Vieira, comentou sobre a experiência de transmitir os jogos da seleção brasileira. De acordo com a empresa, houve um aumento de 10% de audiência entre o jogo do Brasil contra o Peru, na segunda rodada, e diante do Uruguai, na quarta. Os números de audiência foram próximos das melhores marcados das partidas da Liga dos Campeões da Europa, o carro-chefe da empresa. Os dados exatos são sigilosos.

Que análise você faz sobre a transmissão do jogo da seleção brasileira contra o Uruguai. O retorno foi dentro do esperado?

O retorno foi excelente. Tivemos recorde de audiência dentro do EI Plus e muita gente passou a conhecer a plataforma. Nosso investimento é para oferecer uma oferta de muita qualidade para o fã com produtos como Champions (Liga dos Campeões), Brasileirão e o Italiano. Ter o privilégio de transmitir a Seleção Brasileira é motivo de orgulho para todos nós.

O próximo jogo da seleção nas Eliminatórias será apenas em março do ano que vem (dia 25, contra a Colômbia). A Turner tem interesse em transmitir o jogo e também obter o pacote completo das Eliminatórias?

Sim. Mas ainda não fechamos o acordo.

Muitos torcedores reclamaram do fato do jogo da seleção não ser passado no TNT. Isso fez parte do contrato com a Mediapro (empresa que negociou a venda dos direitos de transmissão dos jogos da seleção) ou foi uma questão estratégica da Turner?

Pela negociação que fizemos, nós só tínhamos o direito para transmitir no EI Plus, pelo sistema de pay-per-view. Não podíamos passar em nenhum outro canal. (A reportagem apurou que a Turner conseguiu acertar a compra dos direitos por um valor bem abaixo justamente por passar apenas no pay-per-view. O valor para exibição no TNT ou no Space, seus canais na TV fechada, seria muito maior).

A Turner tem se destacado muito na transmissão dos jogos da Liga dos Campeões, Brasileirão e na Liga das Nações da Uefa. Há planos de investir em outras competições?

Continuamos monitorando o mercado de direitos de transmissão. Acabamos de fechar o melhor pacote do Campeonato Italiano para EI Plus e PayTV com transmissão de nove jogos por rodada. O investimento sempre depende de muitos fatores e do modelo de negócio que vamos aplicar para cada conteúdo, mas é lógico que nós continuamos buscando boas oportunidades. Estamos de olho no mercado.

Existe algum plano de parceria com uma emissora já existente ou até criação de um canal na TV aberta?

Nós temos um ótimo relacionamento com todas as emissoras, tanto para troca de conteúdo, quanto para oportunidades de negócios. É o que eu posso dizer, neste momento.

A Turner foi uma das maiores apoiadoras da MP 984 (que previa mudanças nos direitos de transmissão). Como você vê o fato dela não ter virado lei e a atual disputa entre emissoras pela transmissão dos jogos?

Entendemos que a discussão do modelo atual de distribuição de direitos para o cenário nacional abre novas possibilidades de monetização e incentiva a concorrência. É algo saudável. No final, acreditamos que o debate pode nos entregar um modelo que fortaleça os clubes e ofereça mais opções para os torcedores.

A Turner pretende investir em outros esportes também ou o foco será no futebol?

Nossa produção de conteúdo multiplataforma é voltada para todos os esportes. Temos, por exemplo, uma comunidade enorme e mega engajada de esportes dentro do EI Games. Logicamente que o futebol tem um retorno enorme no Brasil e hoje fazemos um grande investimento em competições como Champions e Brasileirão, mas seguimos de olho no mercado e monitorando oportunidades.

É possível revelar os valores que a Turner já gastou em transmissão ou que pretende gastar?

Não revelamos valores, mas são investimentos do tamanho e da importância que tem um Brasileirão e uma Champions para o torcedor brasileiro.