Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional – Vertedouros de Itaipu abertos: atrativo fica fechado para turistas

Depois de quatro semanas aberto, o Complexo Turístico Itaipu (CTI) volta a fechar em função do decreto da quarentena restritiva por 14 dias para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, que vem crescendo no Estado. A restrição pode ser prorrogada por mais sete dias e a fiscalização caberá à Polícia Militar e eventual apoio das Guardas Municipais.

Para evitar qualquer tipo de transtorno e prejuízo dos turistas pré-agendados para as visitas, o Complexo Turístico Itaipu vai entrar em contado com os visitantes que haviam comprado ingresso ou feito reservas para devolução ou remarcação.

Foz do Iguaçu, cidade-sede da usina, contabilizava até a terça-feira 896 casos confirmados, 479 já recuperados, 377 estão em isolamento domiciliar, 29 pessoas estão internadas e o município também soma 11 óbitos.

Expo Turismo
A Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), realizadora da “Expo Turismo Paraná”, informa que, em face à Covid-19 e seguindo recomendações dos órgãos de vigilância sanitária, decidiu, após consultar uma significativa parte dos expositores, participantes e apoiadores, transferir a feira “Expo Turismo Paraná” para os dias 16 e 17 de abril de 2021.

Prevista inicialmente para o início de 2020, a feira foi adiada conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde na época.

Movimento no setor teve queda de 40%
Um levantamento feito pelo Instituto Municipal de Turismo de Curitiba (IMT) aponta o impacto da pandemia do novo coronavírus no setor em Curitiba. A apuração foi feita em atrativos da cidade, no aeroporto Afonso Pena, no trem da empresa Serra Verde Express e nas consultas feitas por turistas ao portal do instituto, nos primeiros seis meses de 2020 em comparação com o mesmo período de 2019.

Por causa da pandemia houve uma queda de aproximadamente 40% na demanda turística em Curitiba, número sustentado pela média do bom desempenho nos dois primeiros meses do ano.

“Era um ano promissor para o setor, mas a chegada da pandemia nos prejudicou, como ocorreu no mundo todo. Com planejamento e boas estratégias esperamos retomar, quando for possível, ainda com mais qualidade”, diz Tatiana Turra, presidente do IMT.

De acordo com o presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), Paulo Iglesia, a pandemia causou alteração em todos os eventos previstos entre março e agosto de 2020. O levantamento realizado pelo CCVB revela que neste período 42 eventos foram adiados, dois cancelados e três foram realizados online.

Setor hoteleiro

Senac oferece curso gratuito
Com o objetivo de fortalecer o setor hoteleiro para a retomada econômica, o Senac PR está ofertando 1.750 vagas gratuitas para capacitação específica dos funcionários dos hotéis do Paraná. São sete cursos nas áreas de atendimento, hospitalidade de gastronomia que visam preparar esses trabalhadores para o retorno às atividades após o período da pandemia do Covid-19.

O valor investido pelo Senac PR gira em torno de R$ 1 milhão na oferta dos cursos de: Aproveitamento Integral dos Alimentos; Congelamento dos Alimentos; Estratégia para Negociação; Fundamentos para o Relacionamento Interpessoal; Gerenciamento de Compras; Programa de Formação para o Setor Hoteleiro, e Qualidade de Atendimento do Cliente. A carga horária dos cursos varia entre 20 e 95 horas e todas as aulas serão ministradas online. Os hotéis interessados em capacitar seu quadro de funcionários pode enviar e-mail para [email protected] dizendo qual o curso de interesse e quantas vagas serão necessárias.